Laura Nascimento de Mello, carinhosamente chamada por todos de Dona Laura, é a homenageada da primeira edição de 2024 do Projeto Angra Salva Sua Memória, que acontece nesta quinta-feira (18), às 17h30, no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres. A iniciativa é um reconhecimento em vida para angrenses de nascimento ou de coração que contribuem para a memória cultural da cidade, por meio do trabalho, da arte e da dedicação a Angra e seu povo.
Nascida e criada em Angra, Dona Laura é costureira e professora, e até hoje dá aulas na Japuíba. Na Festa do Divino Espírito Santo, fez as roupas do imperador e seu séquito, foi brincante e também responsável pelo tradicional almoço, junto com seu afilhado Alonso de Oliveira, idealizador do evento tão importante para a memória da cultura angrense. Neste ano, confeccionou a vestimenta das Pastorinhas, festa folclórica resgatada pela Prefeitura de Angra após 20 anos sem acontecer.
– Este evento é de extrema importância para a preservação da memória da cidade, além de homenagear em vida personalidades que nasceram ou moram em Angra dos Reis há muitos anos. São pessoas especiais que dedicam parte de sua vida ao bem-estar do próximo e à preservação das tradições e da cultura do município – enfatizou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.
Católica fervorosa, Dona Laura faz parte do movimento de cursilho de cristandade, tendo se formado em Aparecida do Norte. É a mais velha da Diocese de Itaguaí e pertence ao Apostolado da Oração desde os 16 anos de idade. Também faz parte, há mais de 30 anos, da Pastoral da Mulher, que ajuda mulheres em situação de miséria e vítimas de violência doméstica em uma área que abrange de Angra a Seropédica.
Em 2000, foi escolhida pelo saudoso Frei Pedro para representar a Paróquia Nossa Senhora da Conceição na Itália, em comemoração aos 2 mil anos de Jesus Cristo, ao lado de pessoas vindas do mundo inteiro. Também esteve na Argentina, onde participou do Fórum Mundial Social.
Atualmente, Dona Laura também representa a Pastoral da Mulher no Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal do Mundo, além de ser titular na Economia Solidária no Conselho Municipal de Mulheres.