Operação piloto de transbordo é sucesso

A transferência de carga entre navios a contra bordo atracados no píer é pioneira no Estado do Rio de Janeiro e em Angra dos Reis

Sexta-Feira, 12/05/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

O prefeito Municipal, Fernando Jordão, acompanhado do vice-prefeito Manoel Parente e do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, e do secretário Executivo de Indústria, Comércio e Serviço, Aurélio Marques, acompanharam hoje (12) pela manhã, a operação piloto no Tebig (Terminal da Baía da Ilha Grande), com a transferência de carga entre navios a contrabordo atracados no píer, ocorrida hoje pela manhã. Esta é a primeira vez em Angra e em todo o Estado que este tipo de operação é realizado e uma equipe técnica do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) também acompanhou todo o processo, já que é o órgão que concede a licença ambiental para o procedimento.
A operação foi feita entre os navios TI Hellas (Belga) e o Brasil 2014, embarcação grega batizada em homenagem a Copa do Mundo. Caso seja aprovado e liberado pelo Instituto, o município poderá ter sua arrecadação de ICMS aumentada em 30%, um terço, representando cerca de R$ 200 milhões por ano a mais nos cofres públicos, mas de forma gradativa, com resultados no aumento significativo na receita do município a partir de 2019.
- Essa é uma luta antiga e importante para o Estado do Rio de Janeiro, para o País e para a cidade de Angra dos Reis. Quero agradecer a sensibilidade do secretário André Corrêa que, em diversas reuniões que fizemos lá na Secretaria de Meio Ambiente do Estado, mostramos para o ele o quanto é importante aprovar esta operação de transbordo aqui no Terminal da Petrobras, no Tebig. Esta operação estava tirando do estado do Rio de Janeiro e de Angra dos Reis, muitos milhões de reais que iam para o Espírito Santo ou para o Estado de São Paulo. Nada contra do estado de São Paulo e o Estado do Espírito Santo, mas nós estamos aqui no Rio de Janeiro. A obra do Terminal é uma obra antiga, com mais de 30 anos e nunca tivemos um problema aqui no Terminal da Petrobras. Então, essa é uma visita técnica com a presença da Prefeitura de Angra, da Câmara Municipal, da equipe da Petrobras, do INEA, da Marinha do Brasil, nessa simulação que demonstra o quanto é seguro essa operação de transbordo. – enfatizou o prefeito Fernando Jordão.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello, falou sobre o aumento do poder de investimento com essa nova atividade aqui no terminal.
- Não é preciso repetir que esta movimentação de petróleo aqui em Angra dos Reis é o que sustenta a economia da cidade e, principalmente da Prefeitura. Então quando há uma possibilidade de ampliação em 30% da movimentação de petróleo aqui, vai ser uma benesse para Angra. É claro que isso não vai acontecer da noite para o dia. Assim que o INEA der a licença final, a gente acredita que em 2018 chegaremos ao ápice da movimentação, que terá reflexo substancial na arrecadação do município em 2019, podendo chegar a um acréscimo de R$ 200 milhões na receita, o que possibilitará a realização de projetos no governo de Fernando Jordão, - declarou o secretário, João Carlos Rabello.
A Transpetro informou, através de nota, que realizou com sucesso o teste de transbordo. De acordo ainda com a nota, com a operação – que ocorreu dentro de rigorosos padrões de segurança – a companhia aguarda a avaliação do (Inea/RJ) para a obtenção da licença a fim de executar esse tipo de transbordo no terminal. A atividade vai maximizar a capacidade de operação do Tebig em até 30% em 2018, proporcionar uma melhoria logística no transporte de petróleo e aumentar as operações da Transpetro e da Petrobras no Estado, possibilitando, assim, incremento do desempenho do Sistema Petrobras.
Acompanhou ainda a operação, os vereadores Canindé e José Augusto, o último, presidente da Câmara Municipal; o delegado da Capitania dos Portos de Angra dos Reis, Manoel Antônio da Cruz, entre outros.