A Arte e Sua história

A Exposição, aberta hoje (14), no Convento São Bernardino de Sena, traz peças antigas que contam a história de Angra dos Reis

Segunda-Feira, 14/08/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, abriu hoje (14), no Convento São Bernardino de Sena, a exposição “A Arte e Sua História”, fazendo parte da programação alusiva ao Dia do Patrimônio Histórico do Brasil, comemorado em 17 de agosto. A Exposição fica aberta das 9h às 17h com intervalo para o almoço do meio dia às 14h e se estenderá até dia 15 de setembro.
São peças antigas e diversas do acervo municipal, que foram utilizadas pelos nossos antepassados e que acabam contando um pouco da história de Angra dos Reis, tais como pinturas do século XIX, candelabros em madeira do século XIX, colunas em madeira do século XVIII, porta do Sacrário do Convento de São Bernardino de Sena do século XVIII, Via Sacra do início do século XX, documento da Irmandade do Santíssimo Sacramento de Angra e Mambucaba do Século XIX, entre outros.
Além da exposição, a programação conta ainda com limpezas nos monumentos históricos com envolvimento dos alunos da rede municipal de ensino, entre outras atividades como a seguir:
Dia 15 – terça-feira:
Corredores Culturais com exposição e homenagens dos alunos
10h - Chafariz Marques do Herval, na Praça General Osório (Praça do Carmo).
14h - Chafariz da Saudade na Praça Codrato de Vilhena.
Dia 17 – quinta-feira:
Limpeza e manutenção do Obelisco comemorativo ao 4º centenário da descoberta de Angra dos Reis, na Praça Nilo Peçanha.
Dia 18 – sexta-feira:
10h e 14h - limpeza e homenagem dos alunos ao Chafariz da Carioca.
A data do Dia do Patrimônio Histórico do Brasil foi escolhida em homenagem ao primeiro presidente do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Angra dos Reis se destaca no cenário histórico por umas das cidades mais antigas do país (fundada por Gonçalo Coelho em 1502) e possuir um rico acervo histórico.