Governo quer implantar Banco de Talentos em Angra

Programa pretende auxiliar empresas e identificar, qualificar e contratar mão de obra da cidade

Quinta-Feira, 30/11/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Além de recuperar a saúde financeira da administração pública e de resgatar diversos serviços básicos que estava há muito tempo sem ser oferecidos para a população, o governo municipal tem outros desafios e, entre eles, está e empregabilidade. Atrair novas empresas, manter as atuais abertas e gerando emprego são ações constantes, principalmente, fazer com que essas vagas no mercado de trabalho sejam preenchidas por moradores da cidade. Pensando nisso, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está desde o início do ano, desenvolvendo o projeto Banco de Talentos, um sistema que disponibilizará para as empresas os currículos de profissionais qualificados, moradores no município, via on line. Ao mesmo tempo, um conjunto de entidades e órgãos públicos vão qualificar e reciclar mão de obra com cursos do Senai e Senac, A meta é atender cinco mil trabalhadores por ano.
Nesta quarta feira, o prefeito e seus secretários de Governo e Relações Institucionais o de Desenvolvimento Econômico tiveram uma reunião com representantes do Sebrae e Firjan, na Escola do Senai em Jacuecanga, para dar mais um passo na implantação deste programa, que tem como objetivo formar um cadastro de candidatos a empregos e sua capacitação profissional, cruzar esses dados com os das empresas locais e auxiliar os dois lados na contratação de novos funcionários.
Esse projeto foi estabelecido como prioridade da Secretaria de Desenvolvimento desde janeiro e ao juntar parceiros, identificou-se que a Firjan tinha um programa idêntico, inclusive com o mesmo nome: Banco de Talentos.
- O Senai vai funcionar como o órgão que certificará a capacitação profissional do trabalhador. Imagina alguém que já trabalha como marinheiro e não tem um certificado. Ele passará por testes e poderá obter a certificação em alguns dias. Se outro trabalhador precisar de um curso de reciclagem, também será providenciado. O importante é que quando aparecer uma vaga no mercado de trabalho, exista um morador local habilitado, evitando-se a importação de mão de obra. - explica o secretário de Desenvolvimento Econômico.
Sendo um governo que tem como marca a parceria, não seria diferente neste processo. E a surpresa maior ficou por conta do descobrimento de que na Firjan existe um projeto com a mesma proposta e nome (Banco de Talentos). O que se está desenhando e a formação da parceria envolvendo além da Firjan, o Sebrae, o Senai, a UFRJ/COOPE e o Governo do Estado, que já vêm desenvolvendo o Banco de Talentos em outros municípios do Estado com bastante sucesso.
Esse A Prefeitura está somando parceiros para atração de novas empresas, incluindo um projeto de incubadoras. Além de Firjan e Sebrae, estão participando da elaboração deste plano a Coppe - UFRJ na unidade que trata da engenharia naval, CEFET, Codin e AG-RIO da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, e a Fecomércio.
Além da reunião na escola do Senai, o grupo visitou todas as instalações da escola, que é muito bem estruturada e já forma mão de obra especializada em diversas áreas industriais com o Programa Jovem Aprendiz. Estavam presentes ainda no encontro representantes do Sebrae, Sesi, Senai e Firjan.