Conferência de Cultura elege 18 conselheiros

IX Conferência Municipal de Cultura foi realizada no Convento São Bernardino de Sena

Segunda-Feira, 18/12/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Após dois anos sem um Conselho de Cultura ativo na cidade, a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, promoveu nos dias 15 e 16, sexta e sábado, a IX Conferência Municipal de Cultura, e além dos debates e análises a conjuntura cultural na cidade, e sugestões de futuras ações, foram eleitos 18 conselheiros das câmaras setoriais para os anos 2018 e 2019.
Para a setorial de literatura, o conselheiro titular é Mauro Nask, tendo como suplente o professor Alexandre Moraes. Em fotografia, o titular eleito foi o colunista social Andrei Lara, e Reinaldo Lima, como suplente. Para a setorial de Folclore, foi eleito como titular o capoeirista Albes Ribeiro, conhecido como Abutre e Agessandro de Oliveira como suplente.
Na cadeira de artesanato, a eleita foi Maria Salete, a Maete, como titular e Elenice da Silva, como suplente. Na setorial Afro-brasileira, ficou como titular Cristina Moraes e Adriano da Guia como suplente. Na cadeira de Patrimônio Cultural, o titular é Fernando Miguel e o suplente é o jovem Luiz Felipe Cipriano. Em uma das cadeiras mais disputadas, a setorial de Artes Cênicas, Bruno Marques foi eleito titular e Sabrine Moraes como suplente. A setorial dos estudantes ficou com Maxwel Lino, como titular, e Augusto Lima, como suplente. Para a setorial de música, Moacir Saraiva foi eleito titular e Swami Moratelli como suplente.
Toda a conferência foi mediada pela assessora de políticas culturais da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Cleise Campos, que com uma atuação brilhante, conseguiu conduzir uma conferência satisfatória para todos os delegados. Mais de setenta delegados participaram diretamente nos dois dias de evento.
Em um próximo momento, nos primeiros dias de janeiro, em uma data ainda a definir, esses conselheiros serão empossados, além de terem seus nomes publicados no Boletim Oficial, com a finalidade de dar publicidade e validade ao que foi decidido pela plenária na conferência. Os cargos que cada um exercerá dentro do conselho e o regimento que regulamentará o mesmo serão discutidos pelos mesmos em reunião a ser convocada.
“A Cultura precisa ser vista pela população tão importante como um hospital. Para que isso aconteça, é preciso ter muita qualidade, gerar emprego e renda. Vamos conseguir essa profissionalização investindo em cursos de formação em várias áreas e fortalecer o produtor local” disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, em uma das palestras proferidas na programação.
Para a secretária Executiva de Cultura e Patrimônio, foi de suma importância a realização da conferência, pois, segundo ela, a secretaria poderá fazer um trabalho em conjunto com o conselho, fomentando mais e mais a cultura na cidade. “Sou fruto do teatro cidadão, vim do movimento, sei como é estar do outro lado, acredito que poderemos trabalhar juntos para fazer mais cultura em nossa cidade,” salientou a secretária que é atriz e faz parte dos movimentos culturais desde o ano 2000.
“Enxerguei este momento como um avanço, pois há tempo não se realiza conferência de Cultura na nossa cidade, por exemplo, na eleição do Conselho Municipal de Cultura, onde todas as câmaras setoriais estarão representadas para cobrar e construir junto com a secretaria, nosso sistema e plano municipal.” Explanou Mauro Nask, um dos delegados participantes e titular eleito na setorial de literatura.