Prefeito recebe presidente da Shell

A construção naval fez parte da pauta do encontro e o empresário também conheceu o projeto de fazendas marinhas na Ilha Grande

Terça-Feira, 27/03/2018 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Todos sabem que a Shell (concha em inglês) tem como símbolo a concha da vieira, molusco que Angra produz em larga escala na Ilha Grande e ostenta o título de maior produtor do Brasil. O que pouca gente sabia é que o peixe Bijupirá, que também é produzido em cativeiro nas águas da nossa baía, é o nome do primeiro poço de petróleo explorado pela Shell no Brasil. Além disso, a Shell patrocina há 30 anos, o mais importante prêmio de teatro no Rio e São Paulo, o que sugere uma parceria óbvia com a FITA - Festa Internacional de Teatro de Angra.
Diante de tantas coincidências, o secretário de Desenvolvimento Econômico vem articulando há mais de um ano, uma aproximação da multinacional e o município de Angra dos Reis. A primeira abordagem foi para discutir a possibilidade de contratar o estaleiro BrasFels para construção de plataformas. Há três meses, o prefeito municipal e o secretário foram recebidos pelo presidente da Shell, André Araújo, na sede da companhia no Rio. Foi quando marcaram a visita do presidente da Shell para conhecer de perto esses projetos em Angra.
Nessa sexta-feira (23), o prefeito recebeu o presidente da Shell, André Araújo, quando atualizaram o tema construção naval. A Shell tem na sua carteira de negócios, vários poços de petróleo em parceria com a Petrobras e dois próprios. A empresa terá que contratar, em breve, duas a três plataformas para explorar o óleo e o estaleiro BrasFels é a alternativa que se mostra mais perto para viabilizar a contratação. Hoje, a Shell já tem uma obra em finalização no BrasFels. Fernando, é claro, defendeu que as plataformas sejam encomendadas ao estaleiro angrense. Para tanto, é necessário que a Assembleia Legislativa aprove o decreto do Governador do Estado, que adere ao REPETRO, lei federal que desonera de impostos a cadeia de petróleo e gás.
Em seguida, o grupo se deslocou para a praia de Jaconema, na Ilha Grande, onde há a criação do peixe Bijupirá e das vieiras. Num dia se sol forte, o presidente da Shell e dois de seus diretores conheceram o laboratório, o manejo do peixe e conchas. O Secretário de Governo, juntou-se ao grupo e discorreu sobre a importância desses projetos.
A visita foi encerrada com a degustação do Bijupirá e das vieiras na pousada Náutilus, que pertence à família do maricultor Kazuo Tonaki, e assistiram a um vídeo que descreve todas as etapas do projeto. O presidente da Shell comprometeu-se com o prefeito em mobilizar a área de responsabilidade social da empresa para definir como efetivar uma parceria com a Prefeitura de Angra.