Exposição retrata a história da celebração de Corpus Christi

Mostra será aberta ao público na próxima sexta-feira (25), no Museu de Arte Sacra

Quarta-Feira, 23/05/2018 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis recebe, a partir da próxima sexta-feira (25), a exposição “As Irmandades do Santíssimo Sacramento em Angra dos Reis e Mambucaba”, que retrata a celebração de Corpus Christi.
Até o dia 25 de junho, quem for ao museu vai poder conferir o estatuto de fundação das irmandades Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e Nossa Senhora do Rosário, em Mambucaba, que organizavam as missas e procissões de Corpus Christi em Angra, nos séculos XVIII, XIX e XX.
A mostra conta ainda com peças de ourivesaria (prata e ouro); urnas em madeira, usadas para adoração do Corpo e Sangue de Cristo; e também uma opa, vestimenta típica de membros de confrarias.
O diretor de Patrimônio Histórico do município, Alonso de Oliveira, explica que, devido ao caráter didático, diferentes públicos podem prestigiar a mostra.
- Angra dos Reis é uma cidade historicamente católica. Entender como aconteciam essas celebrações é conhecer a nossa própria história – comenta o diretor.
O Museu de Arte Sacra fica localizado no Centro de Angra dos Reis, na Rua Dr. Bastos, e funciona de segunda a sexta, de 10h às 12h e de 14h às 17h, e aos sábados e domingos das 10h às 14h. Escolas e outros grupos que queiram realizar uma visitação coletiva à exposição devem entrar em contato com o Museu através do número (24) 3369-7693 ou ligar para o Convento São Bernardino de Sena no telefone (24) 3369-7589.

Corpus Christi
Corpus Christi será comemorado pela comunidade católica no próximo dia 31, quinta-feira. Em Angra, a procissão celebrativa sairá às 16h, da Igreja Menino Jesus de Praga, na Caixa D’água, e vai até a Rua do Comércio, no Centro, onde estarão os tradicionais tapetes confeccionados com serragem colorida. O evento religioso é apoiado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico (secretaria executiva de Cultura e Patrimônio Histórico).