Angra e Paraty podem virar patrimônio mundial da Unesco

O título está sendo pleiteado há mais de uma década e agora, integrando Angra e Paraty, a proposta se fortaleceu

Sábado, 26/05/2018 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

O prefeito de Angra recebeu hoje (26) em sua casa, o secretário de biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente e o diretor do Departamento Nacional de Fomento (Decof) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan para conversarem sobre o acolhimento da Unesco em analisar a proposta de conceder a Angra dos Reis e Paraty, o título de Patrimônio Mundial Misto Natural e Cultural. A proposta já se encontra em Paris sendo avaliada pelos órgãos consultivo e técnico, que virão ao Brasil em setembro para finalizar os trabalhos.
O título seria integrado e refere-se ao centro histórico de Paraty, à Baía da Ilha Grande e ao Parque Nacional da Serra da Bocaina, uma proposta que tem mais de uma década e agora, com esta junção, incluindo a Ilha Grande e a Serra da Bocaina, ficou mais fortalecida. Se for acatado, “os dois municípios farão parte de uma lista de bio sítios que significa ter mais visibilidade, turismo de alta qualidade, recursos e uma atenção maior para que esta área continue e melhore seus valores”, explicou o secretário do Ministério do Meio Ambiente.
- O José Pedro é um homem que tem trabalhado muito para ajudar nossa região. Na verdade, esses técnicos querem elevar Paraty e Angra dos Reis, através da Baía da Ilha Grande, Patrimônio Mundial da Unesco na área cultural (Paraty) e na área natural, a Baía da Ilha Grande e vamos trabalhar para ganhar este título tão importante para a região, - declarou o prefeito de Angra.
O secretário Municipal de Meio Ambiente de Paraty e sua secretária Adjunta, representantes do Instituto Chico Mendes ICMBio; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Angra e uma vereadora de Angra também participaram do encontro.