Cultura forma mais uma turma do “Crescendo em Cena”

Entre os 14 alunos, dois possuem deficiência visual e três baixa visão, mostrando a importância da arte na inclusão social

Sexta-Feira, 15/06/2018 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Na noite de quarta-feira (13), mais 14 alunos concluíram o curso de teatro “Crescendo em Cena”, oferecido pela Prefeitura de Angra, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria executiva de Cultura e Patrimônio, na Casa Larangeiras e no Teatro Municipal. Agora foi a vez da turma de adultos encerrar suas atividades e entre os participantes há alguns que servem de exemplo de superação.
A turma contou com a participação de dois alunos com deficiência visual e três com baixa visão, provando que a arte pode ajudar, e muito, na inclusão social. Adriana Damázio e Carlos Baldassone são casados e participaram do projeto junto com o filho Allan Damázio. Os três possuem problemas de visão.
- É muito importante participar de projetos com pessoas não deficientes, pois ajuda na nossa comunicação com novas pessoas. Além disso, o curso foi muito bom por nos permitir lidar com as mais diversas situações – comentou Adriana Damázio.
O seu marido também avaliou a participação no curso.
- Aprendi a falar em público e foi uma experiência muito boa participar disso com minha família – explicou Carlos Baldassone.
Para a professora do curso “Crescendo em Cena”, Kelly Oliveira, a experiência vivenciada com a turma foi muito gratificante para todos.
- Uma oficina de teatro inclusiva possibilita que pessoas, com e sem deficiências, possam conviver, interagir e se conhecer melhor. Todos aprendemos e ganhamos neste processo. Os que têm deficiência realizam o antigo desejo de fazer teatro e os que não têm, passaram a ter um olhar inclusivo, que só a convivência pode proporciona – destacou a professora.
No encerramento, ocorrido no Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, os alunos apresentaram a peça de teatro baseada no livro “Comédia da Vida Privada”, do escritor Luis Fernando Veríssimo.
Novas vagas para o curso serão abertas no início de agosto. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 9 de julho, na Casa Larangeiras, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Lembrando que menores de idade devem estar acompanhados de um responsável no dia da inscrição.