Festa para comemorar os 33 anos da Casa de Cultura

Evento marcado para o próximo sábado (25) terá exposições, música, teatro, dança e o tradicional corte do bolo

Segunda-Feira, 20/08/2018 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Os 33 anos da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, a serem completados no próximo sábado (25), terá uma programação especial organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
Haverá exposições, apresentações de teatro, música e dança, além do tradicional corte do bolo. Enquanto as manifestações culturais estiveram acontecendo na Rua do Comércio, que será parcialmente fechada para o tráfego de veículos, no segundo piso será realizada uma exposição de artesanato, com produtos confeccionados pelos alunos do curso de tricô, crochê e bordado mantidos pela Prefeitura de Angra. Uma novidade será a exposição, com a participação de vários artesãos, também na Rua do Comércio. No primeiro piso continua aberta à visitação a mostra “Um Olhar sobre Angra”, da artista plástica Alda de Assis.
A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis foi fundada no dia 25 de agosto de 1985 e é a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu esse nome em homenagem ao poeta Brasil dos Reis e funciona em um sobrado de 1824. Foi fruto da luta do movimento cultural da cidade, liderado por artistas do grupo teatral Revolucena, com o apoio da população local, que reuniu muitas assinaturas, para evitar a demolição do casarão, que foi tombado, assim como outros patrimônios históricos do município. João Luiz Gibrail Rocha, então prefeito à época, decretou a desapropriação do prédio, cedendo-o para a criação de uma casa de cultura, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura.
Benedito Angrense Brasil dos Reis Vargas ou simplesmente Brasil dos Reis, nasceu em 4 de maio de 1895 e morreu na Santa Casa de Misericórdia, em 22 de abril de 1975. É considerado um dos maiores poetas do Estado do Rio, autodidata, conseguiu por esforço próprio uma invejável cultura literária. Aos 11 anos de idade já fazia versos e escrevia pequenos jornais manuscritos. Além, de poeta, Brasil dos Reis era também jornalista e historiador.

Programação completa:

25 de agosto ( sábado)

A partir das 10h:
- Exposições
- Apresentação do projeto Musicalizando, com alunos do Frade e Belém
- Apresentação da equipe JB Kid – Karatê crianças
- Apresentação de músicos participantes do projeto Sarau in casa

A partir das 14h:
- Apresentação do grupo de dança Arte Fênix
- Performance teatral
- Dança com o grupo da terceira idade dos Cras
- Apresentação de dança com Jhonny
- Música voz e violão

A partir das 18h:
- Música ao vivo com Bruno Perez
- Cerimônia do corte do Bolo