Está acontecendo mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Angra dos Reis. Até às 17h de amanhã (19) uma tenda armada no Cais de Santa Luzia estará aberta, com vários estandes, para receber alunos e visitantes em geral, interessados em conhecer um pouco mais sobre projetos que estão sendo desenvolvidos no município relacionados ao tema do evento.
- A mostra tem conteúdo bem diversificado, desenvolvimento de games, robótica. É uma mostra de ciência. Tem o objetivo de levar a ciência para as pessoas, de modo com que elas tenham a visão de que ciência é investigação, investigação é buscar conhecimento e conhecimento transforma as pessoas e transformando as pessoas, você transforma o mundo – afirmou o Coordenador de Ciência e Tecnologia.
Um projeto que está sendo apresentado na Feira é o AngraCode. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem como objetivo transformar Angra em uma cidade tecnológica. Diversos pontos, incluindo os turísticos e culturais, receberão, em breve, uma placa de identificação com um QRcode ( código de barras dimensionais). Baixando um aplicativo no celular e passando o aparelho em cima do código, qualquer pessoa poderá obter informações sobre a cidade. A expectativa é de que até o final do ano 100 placas estejam instaladas na região central.
- O objetivo da Feira é estimular a ciência e tecnologia porque o mundo vai ser 4.0 e a gente tem que ficar atento a isso – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, durante abertura do evento, que contou ainda com as presenças do Presidente da TurisAngra e da Superintendente de Parques e Jardins.
Bruno Santos Carvalho, é um dos expositores. Dono de uma escola de games, está divulgando na Feira um jogo criado por seus alunos, baseado na história do meteorito, Angrito, que caiu em 1869, próximo à Ilhota do Bonfim.
- Uma feira como essa é extremamente essencial porque temos hoje uma sociedade que somente usa a tecnologia, reproduz a tecnologia, mas pouco a ensina, pouco é o incentivo para que essas crianças desenvolvam tecnologia, para que elas criem a tecnologia para usar no dia a dia delas. A programação é algo que vai estar cada vez mais dentro do nosso mundo. Daqui a pouco todo mundo vai ter que conhecer um pouco de programação para poder ser inserido no mercado de trabalho – opinou.
Na tarde de quinta-feira, 18, o prefeito esteve no evento e fez questão de parar em todos os estandes para conhecer os projetos apresentados na Feira.
A 15º edição da Semana de Ciência e Tecnologia conta com a temática “Ciência para a Redução das Desigualdades”, visando a redução da desigualdade dentro dos países e entre eles, além da valorização da cultura. O projeto foi baseado em três importantes pontos, são eles: uma igualdade de oportunidades e redução da desigualdade, empoderamento e promoção da inclusão social, econômica e política e por fim alcançar e sustentar o crescimento da renda da população mais pobre.
Mais atrações
Desde quarta-feira (17), quando começou o evento, até a tarde de amanhã várias atividades terão sido realizadas dentro da programação do evento. Na sexta-feira (19), às 14h, acontecem Oficinas de Cachepô e outra de Jardinagem (Secretaria de Meio Ambiente).
Outra atração do evento é a carreta da Enel, onde crianças, jovens e adultos podem conhecer em detalhes os caminhos da energia até chegar às residências e obter informações sobre o uso eficiente e seguro da energia e o respeito ao meio ambiente. Uma novidade é que levando a conta de energia e duas lâmpadas antigas (queimadas ou não), é possível trocá-las por duas lâmpadas econômicas novas.