Com o objetivo de apoiar até 24 projetos culturais, o edital do Fundo Municipal de Cultura de Angra, lançado no início do ano, teve suas inscrições encerradas no dia 15 de março 2019. Mais de 30 projetos foram cadastrados.
Segundo o edital, o resultado preliminar da fase de habilitação será divulgado na sexta-feira (12), no Boletim Oficial da Prefeitura. Essa fase possui caráter eliminatório e todas as propostas inscritas participarão. Os inscritos deverão ficar atentos aos prazos de pedidos de reconsideração, conforme está no edital, pois após o julgamento dos pedidos de recurso será divulgado o resultado final da fase preliminar do edital. Lembrando que apenas as propostas habilitadas passarão para a fase de Avaliação e Seleção deste edital.
- É uma alegria poder chegar a esta fase do edital, pois passamos 2018 trabalhando para as aprovações das leis que sustentam a cultura. Além da Lei do Fundo, aprovamos Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte, que estava defasada e desativada há alguns anos e o Sistema Municipal de Cultura. Isso tudo após a ativação do Conselho Municipal de Política Cultural, em dezembro de 2017, que também estava sem representatividade. Foi um trabalho conjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Executiva de Cultura e Conselho Municipal de Cultura - disse a secretária executiva de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano.
O Fundo Municipal de Cultura, além de ter se tornado uma realidade é também um instrumento utilizado para que o município esteja integrado ao Sistema Nacional de Cultura. Em Angra, esse sonho tornou-se realidade em 2019 com um aporte de R$ 500 mil, disponibilizado pela Prefeitura.
Oficinas
Os agentes culturais tiveram também a oportunidade de participar de workshops gratuitos, ministrado por um colaborador da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, na ocasião os interessados puderam conhecer e tirar dúvidas sobre o edital. Esses encontros aconteceram no Centro, Vila Histórica de Mambucaba e Vila do Abraão (Ilha Grande).