Com o apoio da Prefeitura de Angra, o time Enactus CEFET/ANGRA participou, de 17 a 19 de julho, do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB), em São Paulo, com o projeto Santa Rita, que atua no Quilombo de Santa Rita do Bracuí. A rede Enactus, uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo com ações empreendedoras, tem dado uma nova cara ao cenário acadêmico do município.
O projeto da equipe, formada por 13 alunos do CEFET/Angra dos Reis e professores orientadores, foi muito elogiado pelos jurados e tem grande potencial de inovação, podendo impactar centenas de pessoas na região.
Segundo um dos professores, o projeto que está sendo executado na comunidade quilombola de Santa Rita no Bracuí, composta por aproximadamente 130 famílias, tem o objetivo de construir um biodigestor para produção de biogás e biofertilizante, a partir da manipueira (água residual do processamento da mandioca para se tornar farinha e/ou amido).
- O biogás pode suprir a demanda do gás de cozinha (GLP) das residências que produzem farinha de mandioca. O biofertilizante pode ser utilizado nas plantações da própria comunidade ou até mesmo ser comercializado. Esses subprodutos podem ser, então, um motivador para a ampliação da escala de produção da mandioca, possibilitando a melhoria na qualidade de vida da comunidade – comentou.
Ainda de acordo com a equipe, outro aspecto relevante do projeto é diminuir o impacto ambiental do despejo da manipueira no meio ambiente, tendo em vista sua alta toxidade.
- A toxicidade da manipueira é diferente dos outros efluentes orgânicos, pois apresenta um glicosídeo denominado linamarina (altamente solúvel em água), presente em todas as partes da planta e que, por hidrólise, gera cianeto. Este, por sua vez, é reduzido consideravelmente durante a fase metanogênica para obtenção do biogás. Vale ressaltar, baseado no que foi supracitado, que a manipueira tem um potencial poluidor 25 maior que o esgoto doméstico - explicou o professor, acrescentando que a equipe tem muitos planos para o projeto, como ampliá-lo para outras vertentes dentro das necessidades da comunidade.
No ano passado, o time Enactus CEFET/Angra dos Reis foi a Fortaleza, competir na Liga Rookie do ENEB 2018, para iniciantes, e conquistou o quinto lugar. Os projetos são avaliados por executivos que atuam como juízes que determinam qual equipe representará o Brasil na Enactus World Cup, evento que reúne times Enactus de todo o mundo.
Projeto do Enactus CEFET garante destaque para Angra
Com o apoio da Prefeitura, o time participou do maior evento de empreendedorismo social da América Latina