Casa Larangeiras celebra aniversário ao ritmo do forró

Oficina de dança e Trio Mambucaba animaram a noite

Sexta-Feira, 13/12/2019 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Este sexta-feira (13) é o Dia Nacional do Forró, ritmo que foi escolhido para animar, na noite de ontem (12), a festa de aniversário de 11 anos da Casa Larangeiras, um dos principais espaços culturais de Angra dos Reis. A programação, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, contou com oficina de forró e a apresentação do Trio Mambucaba.
- A oficina de forró, com o instrutor Fred, foi um sucesso tão grande que estamos até pensando em incluir esta atividade na nossa programação do próximo ano – destacou a secretária-executiva que, ao lado de toda a equipe da Cultura, celebrou o aniversário da Casa Larangeiras com direito aos tradicionais parabéns e corte de um delicioso bolo, que foi servido aos presentes.
A exposição coletiva “Brincando com Linhas” também faz parte da programação e pode ser conferida até o dia 28 de dezembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A mostra, realizada por um grupo de cinco artesãs, apresenta cerca de 250 peças nas mais variadas técnicas, como crochê, bordados e costura criativa.

11 ANOS DA CASA LARANGEIRAS

Desde 2008, a Casa Larangeiras passou a ser considerada um espaço para manifestação artística em Angra dos Reis. O prédio era da família Larangeiras, que ali mantinha um armazém. Após o falecimento dos patriarcas, o negócio encerrou suas atividades e o casarão ficou anos abandonado. Em 2006, a Prefeitura de Angra desapropriou e restaurou o imóvel, transformando-o em um centro de cultura. O sobrado faz parte do conjunto do Largo do Mercado do Peixe, na Praça Zumbi dos Palmares.
No primeiro piso do espaço são realizadas exposições de artes plásticas, fotografia, artesanato entre outras. No segundo, acontecem cursos e oficinas para diversos segmentos de artes, além de ensaios de artistas e grupos culturais. Em 2017, a prefeitura cedeu aos membros do Ateneu Angrense de Letras e Artes parte do primeiro piso para a instalação da sede da instituição literária.