Uma das grandes preocupações da Prefeitura de Angra é a empregabilidade. Pensando nas oportunidades que surgirão com o reaquecimento da indústria naval e a reabertura de vagas no Estaleiro BrasFels, o secretário de Desenvolvimento Econômico se reuniu com o presidente da Fundação Cecierj. Em pauta, a necessidade da formação escolar necessária dos moradores para ocupar estes postos de trabalho.
- Excelentes profissionais deixaram de trabalhar na indústria naval, no setor da construção civil e em outros campos de trabalho, por falta de obras e serviços. Mas agora, para voltar às atividades, eles precisarão atender a formação escolar exigida. Com essa preocupação, definimos com a Cecierj a necessidade de cinco mil novas matrículas no polo Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), podendo esta ação alcançar um número bem maior de pessoas – destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra, recebendo uma resposta positiva do representante do Estado.
Os interessados em conquistar sua formação escolar, devem procurar o polo do Ceja, que funciona anexo ao Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas (Ceav), no Centro da cidade. A unidade atende a alunos a partir de 15 anos, no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e, a partir dos 18 anos, no Ensino Médio. No Ceja não existem aulas regulares como nas escolas tradicionais, o aluno estuda a seu tempo, retorna para tirar dúvidas e fazer avaliações.
A avaliação acontece por meio de provas, que são aplicadas toda vez que o aluno finaliza o estudo de um fascículo da disciplina. Essas provas são presenciais, mas não há data e nem hora marcada para a sua realização. A sala de provas fica aberta durante todo o funcionamento da escola. Se a nota final de um determinado fascículo for maior ou igual a 6,0 (seis), o aluno é liberado para estudar o fascículo seguinte da disciplina e assim por diante.
Para ingresso no Ceja o aluno deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou declaração atualizada. Os homens devem levar também certificado de reservista.
- Após o dia 10 de fevereiro, a qualquer tempo, o aluno pode iniciar seus estudos. Ele recebe o material físico, mas pode fazer tudo pela plataforma digital, menos a prova. Todos os dias, há professores para atender os alunos de forma individualizada – explicou a coordenadora do Ceja em Angra.
Ação formará milhares de pessoas em Angra
Secretaria de Desenvolvimento Econômico firma parceria com o Estado para que os moradores se preparem para as oportunidades de trabalho