Presente de aniversário: Casa de Cultura passará por reforma

O espaço ganhará também um elevador interno para acesso de pessoas com deficiência

Quarta-Feira, 25/08/2021 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Completando 36 anos nessa quarta-feira, 25 de agosto, a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis não poderia ganhar melhor presente: uma ampla reforma em suas instalações. A licitação da obra acontecerá nos próximos dias e será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Obras, sob a supervisão da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. Além da reforma, o espaço terá um elevador interno para acesso de pessoas com deficiência.

Segundo o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, o motivo da reforma é de comemoração.

- Graças a sensibilidade do prefeito e do secretário de Governo conseguimos esse presente pleiteado pelo movimento cultural. A Casa de Cultura precisava dessa injeção de estímulo. Agora, com o apoio total da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras, vamos entregar um espaço novo, reformado e com acessibilidade. Não poderíamos dar melhor presente à Casa de Cultura nesses 36 anos - comemora o secretário de Culltura.

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis foi fundada no dia 25 de agosto de 1985 e é a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu esse nome em homenagem ao poeta Brasil dos Reis e funciona em um sobrado de 1824. A casa foi fruto da luta do movimento cultural da cidade, liderado por artistas do grupo teatral Revolucena. A população local apoiou o movimento, reunindo muitas assinaturas para evitar a demolição do casarão, que foi tombado, assim como outros patrimônios históricos do município.

João Luiz Gibrail Rocha, então prefeito à época, decretou a desapropriação do prédio, cedendo-o para a criação de uma casa de cultura, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura de Angra.

SOBRE O POETA

Benedito Angrense Brasil dos Reis Vargas, ou simplesmente Brasil dos Reis, nasceu em 4 de maio de 1895 e morreu na Santa Casa de Misericórdia, em 22 de abril de 1975. É considerado um dos maiores poetas do estado do Rio. Autodidata, conseguiu por esforço próprio uma invejável cultura literária. Aos 11 anos de idade já fazia versos e escrevia pequenos jornais manuscritos. Além de poeta, Brasil dos Reis era também jornalista e historiador.