Quem pensa que o período de aproveitar e curtir as festas juninas é apenas nos meses de junho e julho está redondamente enganado. Em Angra, a tradição desse festejo é tão imponente que por conta do período pandêmico as celebrações seguem até agora, em pleno setembro. E no domingo (26), a partir das 19h, de forma on-line, acontece o Torneio Municipal de Quadrilhas Juninas Maria Ciça.
Como uma realização da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o torneio junino apresenta ao todo sete quadrilhas, sendo que apenas quatro disputam o troféu Maria Ciça, a homenageada desta edição.
- Para nós que somos organizadores e participantes do Torneio Municipal de Quadrilha e Arraiá da Cidade é uma honra homenagear a falecida Dona Maria Ciça, que durante anos defendeu a cultura junina junto ao seu grupo, Aconchego da Ciça, no Campo Belo - analisa o presidente da Associação de Quadrilheiros de Angra dos Reis.
Para o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio de Angra, o Torneio Municipal de Quadrilhas é muito mais que um simples evento no calendário cultural da cidade.
- É importante que tenhamos a dimensão da grandiosidade dos Torneios Juninos e Arraiá da Cidade. Além da valorização da cultura popular tão forte em nosso território, é preciso lembrar da dimensão econômica que toda a cadeia produtiva desse festejo move na cidade. Figurino, maquiagem, transporte, pesquisa histórica e musical. Esses artistas fazem um verdadeiro mergulho nas histórias que são contadas e a cadeia produtiva da cultura vai movendo a roda da nossa economia - salienta o secretário.
Para os participantes, o Torneio Municipal de Quadrilhas acontecerá dentro dos protocolos de segurança quanto à covid-19 e não contará com presença de público. A transmissão se dará pelo Youtube do sourjnet e pela Master TV, canal 10 da NET.
Se apresentam: Aconchego da Ciça, que é a anfitriã do evento, Escorrega Show e Emoções Junina, além das demais que disputam o troféu: Dito Peres, Dona Junina, Zé Buscapé e Cumpadre Nequinho.
O Torneio Municipal de Quadrilhas Maria Ciça tem o apoio da Prefeitura de Angra, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. Empresas de Angra também apoiam e patrocinam o evento.