O Teatro Municipal Dr. Câmara Torres foi palco na noite de quinta-feira (11) da cerimônia de premiação do Cultura Angrense 2021, realizada pela Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, com o objetivo de valorizar os artistas da terra e celebrar o Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro.
O evento, que contou com a presença da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, também serviu como um momento de confraternização entre os Fazedores de Cultura do município, que foram diretamente afetados pela pandemia do coronavírus.
- O setor cultural está sendo retomado e já com grandes avanços. Essa noite é especial, pois homenageamos os nossos artistas, que fomentam a cultura nas mais diferentes artes e que viveram um período de incertezas. Neste ano, já tivemos alguns avanços, mas ano que vem será o ano da Cultura em Angra dos Reis, pois temos o apoio irrestrito do prefeito - disse o secretário-executivo de Cultura e Patrimônio.
Além da premiação entregue aos destaques do Cultura Angrense 2021, o edital lançado pela Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, foi detalhado pela equipe técnica da pasta.
- É muito gratificante participar de um evento como este, que valoriza a cultura em sua essência, contemplando quem está na ponta e entende os desafios de promoção de uma cultura plural e democrática. Angra vai ao encontro ao proposto pelo Estado, que só neste ano contemplou milhares de Fazedores de Cultura, por meio de editais - destacou a secretária de Estado.
Foram premiados: A. Cassia e Lyla Melo em Artes Visuais; Zuleide Rodrigues e A. Cassia no Artesanato; Maykon Renan e Luciano Araújo como Ator/Atriz/Perfomance/Grupo Teatral/Artista Circense; Feito Café, André Bainha e Lincoln Glauber em Banda/Cantor/Show Musical; Júlio Garcia na Cultura Urbana; Quadrilha Dona Junina, Bloco dos Artistas e William César Pires em Cultura Popular; Sheyla Klautau e Arte Fênix em Espetáculo de Dança/Perfomance de Dança; João Vitor Novaes, Ateneu Angrense de Letras e Lia e as Palavras na Literatura; Adriana Raftopoulos e Rodaroupa em Projeto de Moda; Fábio Campos e Bruno Marques como Produtor Cultural e Zequinha Miguel e Casa do Artesão no Prêmio Especial (voltado às pessoas ou grupos, que contribuem com a cultura do município).
Os destaques foram eleitos pelos inscritos no cadastrado de Fazedores de Cultura na Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio. Participaram também do evento o secretário de Desenvolvimento Econômico e uma vereadora.