Prefeitura apoiando agricultura tradicional

Secretaria Executiva esteve com remanescentes do quilombo e traçou previsões de suportes técnicos

Quarta-Feira, 09/02/2022 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

A equipe da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Angra dos Reis, esteve na última sexta-feira (4) reunida com a comunidade do quilombo Santa Rita do Bracuí. O assunto principal foi o planejamento de ações no entorno da comunidade para 2022.

O secretário-executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca; e o diretor de Agricultura e Pecuária, ouviram as demandas da diretoria da Associação dos Remanescentes do Quilombo de Santa Rita do Bracui. Dentre as principais estão a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O instrumento serve para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar e suas formas associativas organizadas em pessoas jurídicas. Isso facilita que a comunidade possa comercializar seus produtos, com emissão de nota e suporte técnico.

A diretoria também pediu o apoio do trator agrícola da Secretaria Executiva de Agricultura na comunidade, para serviços como o arado da terra, além de sementes para plantio e capacitação em agricultura, pecuária e comércio para os moradores locais. Pedidos que estão sendo analisados e serão atendidos.

Outra reivindicação foi a melhoria da estrada utilizada pela comunidade, a Santa Rita 1, que começa à beira da Rodovia Rio-Santos, próximo à escola, e vai até além da igreja católica de Santa Rita. Ela é utilizada pela comunidade para escoamento da produção agropecuária da região, acesso ao quilombo para atividades turísticas e culturais, acesso de serviços públicos (saúde, educação, abastecimento de água, limpeza etc) e locomoção dos moradores para as demais localidades do entorno. A secretaria executiva se comprometeu a melhorar a acessibilidade pela estrada e a fazer trabalhos de manutenção, embora tenha ressaltado que a pavimentação total da estrada não seria possível.