Prorrogadas as inscrições para a Escola de Talentos

Pré-matrículas devem ser feitas no CEA, dia 13/05, das 9h às 14h. Cursos gratuitos nas áreas de turismo, hotelaria e T.I

Terça-Feira, 10/05/2022 | Secretaria de Desenvolvimento Econômico .

Jovens e adultos do município terão mais uma chance para se inscreverem no projeto Escola de Talentos. Os cursos, nas áreas de turismo, hotelaria e tecnologia da informação (T.I), têm como objetivos incentivar a capacitação profissional, aumentar a qualidade de vida, fomentar a geração de renda e fortalecer a economia local. A pré-inscrição deve ser feita somente no dia 13/05, sexta-feira, das 9h às 14h, no Centro de Estudos Ambientais (CEA), Avenida Prefeito Jair Toscano de Brito, S/N - Praia da Chácara (ao lado da pista de skate).

São 267 vagas para 10 cursos, além de cadastro de reserva. Há oportunidades para os cursos de Programador de WEB, Criador de E-commerce, Operador Business Intelligence com Power BI, Elaborador de Roteiros Culturais, Turismo Cultural, Ecoturismo e Gestão em Turismo de Aventuras, todos com aulas remotas. Já os cursos de Técnicas Básicas de Garçom; Técnicas de Limpeza e Arrumação; e Preparo e Serviços de Coquetéis/Barman são com aulas presenciais.

O projeto Escola de Talentos é uma iniciativa da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os novos cursos de qualificação e requalificação serão ministrados pelo Senac. O comunicado ao edital de convocação, que possui informações sobre as vagas remanescentes da primeira fase de inscrição, consta no Boletim Oficial do município nº 1.493 (página 30), publicado na última quinta-feira (5), e pode ser encontrado no endereço https://www.angra.rj.gov.br/boletim-oficial.asp?indexsigla=imp

Os cursos, com cargas horárias que podem variar de 36h a 240h, são gratuitos, sem cobrança de taxa de inscrição e com material didático e certificação fornecidos pelo projeto. A idade mínima exigida para se inscrever é de 16 anos. Demais pré-requisitos variam de acordo com o curso escolhido e podem ser conferidos no edital divulgado no Boletim Oficial do município nº 1.493 (páginas 27 a 30).

Os documentos exigidos no ato de pré-matrícula são (original e cópia): a) documento oficial com foto; b) CPF do candidato; c) comprovante de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou declaração de ano de escolaridade cursado); e d) comprovante de residência.

– Esses cursos foram escolhidos por meio de uma pesquisa sobre a demanda do mercado de trabalho da região. Somos a primeira Prefeitura que está fazendo esse tipo de formação e qualificação. Já surgiram essas vagas referentes aos cursos no site do Banco de Talentos, mas, infelizmente, não foram preenchidas com mão de obra local. O objetivo desses cursos é preparar a população para o mercado de trabalho. Para que ela não perca essas oportunidades – enfatizou Felipe Voto, Diretor Administrativo de Desenvolvimento Econômico.