Alunos matriculados, gratuitamente, em dez cursos ofertados pela Escola de Talentos participaram da aula inaugural, na manhã desta segunda-feira, dia 6. O evento, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Angra e Senac RJ, aconteceu no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara.
A iniciativa visa incentivar a capacitação profissional, além de fomentar a geração de renda e economia local. Os cursos, nas áreas de turismo, hotelaria, tecnologia da informação (TI) e computação, agregam 267 alunos. Ainda há nove vagas para o curso Elaboração de Roteiros Culturais.
O prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico deram as boas-vindas aos alunos. Entre eles estava Paola Pereira, de 17 anos, matriculada nas aulas de Turismo Cultural. A jovem falou sobre a expectativa com a formação.
- Espero passar a ganhar mais, além de poder conseguir um novo trabalho na área – disse a jovem, que trabalha como assistente de passeio em escunas.
O aluno de TI, Douglas Nascimento, de 27 anos, também espera conseguir novos contratos com o curso de Business Intelligence com Power BI. Ele, que já trabalha com tecnologia de informação, acredita que cursos de aperfeiçoamento fortalecem o currículo.
- A gente tem a expectativa de um trabalho com remuneração ainda melhor e nada melhor do que termos um diploma com a qualidade ofertada pelo Senac – disse o rapaz.
AULAS
As aulas serão em sistema remoto e presenciais, dependendo da modalidade escolhida pelo aluno. Interessados para essa modalidade podem se inscrever no CEA, em horário comercial, apresentando a seguinte documentação (original e cópia): CPF, comprovante de escolaridade (histórico escolar, declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou declaração de ano de escolaridade cursado) e comprovante de residência.
CURSOS
O curso mais procurado foi de Programador Web, com 39 inscritos. Outros 36 alunos escolheram o curso de Business Intelligence com Power BI. Também foi grande a procura por curso de Barman, com 24 alunos.
Há ainda cursos de Criação de E-commerce, Ecoturismo e Gestão em Turismo de Aventuras, todos com aulas remotas. Já os cursos de Técnicas Básicas de Garçom; Preparo e Serviços de Coquetéis/Barman são com aulas presenciais.
O material didático e a certificação também serão fornecidos gratuitamente. A carga horária dos cursos varia entre 36h a 240h. A idade mínima exigida para todos os cursos é 16 anos. Demais pré-requisitos variam de acordo com o curso escolhido e podem ser conferidos no edital.