Governador proíbe Barcas de atracar no Cais de Pedra

Prefeito libera temporariamente a utilização do Cais de Turismo mas Barcas terá de se responsabilizar e realizar reforma no antigo cais

Sexta-Feira, 09/06/2017 | Secretaria de Desenvolvimento Regional .

A Prefeitura esclarece que o Governo do Estado, na quarta-feira (7), decidiu proibir a atracação da Barca S/A no Cais de Pedra na Vila do Abrão porque, mesmo interditado desde 2015, o governo anterior irresponsavelmente não fez o comunicado. O prefeito Fernando Jordão e o secretário de Governo, Marcus Veníssius Barbosa foram até o governador Luiz Fernando Pezão no dia seguinte, para comunicar que a empresa terá de realizar as obras de recuperação do cais e estabelecer prazos para isto.
Entendendo a importância deste serviço para a população, o governo decidiu ceder temporariamente o cais de Turismo (madeira) para a operação de embarque e desembarque de passageiros, mas a empresa terá de apresentar uma resposta na próxima segunda-feira (12), em uma reunião na Vila do Abraão com a TurisAngra e com a Associação dos Meios de Hospedagem da Ilha Grande – AMIG e associações de moradores.
Esta reunião já estava marcada antes da decisão do governador do Estado, Luiz Fernando Pezão ter proibido a utilização do Cais de Pedra. Mas o laudo da Defesa Civil convenceu o governador a tomar tal decisão. Vale ressaltar que todos os detalhes deste processo foi repassado para a AMIG e às outras entidades representativas do setor e que se a Barcas S/A não realizar a obra de recuperação do cais e nem estabelecer prazo para isso, a autorização será suspensa, para garantir a segurança dos usuários do transporte.
Vale lembrar que a Defesa Civil interditou parcialmente o Cais de Pedra em 2015 e no ano seguinte, em 2016, fez a interdição total. A empresa até o ano passado, mesmo assim, continuou usando o Cais normalmente alegando não ter sido notificada formalmente pelo governo anterior.