Como previu a meteorologia, a cidade de Angra dos Reis foi atingida por uma forte chuva na noite dessa sexta-feira (1). Segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura de Angra, em menos de uma hora, choveu quase 100 milímetros, alagando várias ruas, inclusive do Centro da cidade.
Em todo o município, foram registradas quedas de árvores, deslizamentos de encostas e inundações, mas não houve vítimas. Durante toda a noite e madrugada, agentes operacionais e de engenharia da Defesa Civil trabalharam dando pronta resposta à população. As equipes removeram idosos e crianças de residências atingidas para locais seguros.
A primeira comunicação da Defesa Civil com a população foi feita às 18h, com um SMSs de alerta e alarme, informando sobre a chuva forte.
Logo em seguida, foram enviados SMSs de evacuação para moradores de 14 bairros: Areal, Banqueta, Lambicada, Jacuecanga, Morro do Moreno, Praia do Machado, Camorim, Camorim Pequeno, Campo Belo, Divineia, Encruzo da Enseada, Japuíba, Nova Angra, Vila Nova. Além disso, quatro sirenes foram acionadas nos bairros do Camorim, Lambicada e duas no Camorim Pequeno.
Esta comunicação é uma recomendação para que a população que reside em áreas de alagamento e deslizamento de encosta procure um lugar seguro para se abrigar. Sete pontos de apoio foram abertos à população, mas não houve procura. A Defesa Civil de Angra dos Reis reforça que este alerta de evacuação persiste enquanto houver saturação do solo. Para o dia de hoje, há alerta meteorológico de chuva forte.
O rio do bairro Camorim transbordou e a água subiu um metro e meio na rua. Moradores da localidade relatam que, em 40 anos, nunca presenciaram uma inundação como esta.
Na Banqueta, houve um deslizamento de encosta, bloqueando a via, deixando três ônibus retidos dentro do bairro. Os veículos não foram atingidos. Parte da via já foi desobstruída e as equipes da Defesa Civil estão no local fazendo o trabalho necessário para liberar completamente a pista.
Já na RJ-155, que liga Angra ao município de Lídice, houve um rolamento de um grande bloco de rocha, na altura do primeiro túnel, sentido Angra-Lídice. A ocorrência faz com que os motoristas que trafegam pelo local redobrem a atenção.
A Defesa Civil ressalta a importância da população atender aos informes emitidos antecipadamente, seja através dos SMSs ou das sirenes. E, quando receber um alerta de evacuação, os moradores devem seguir para locais seguros.
Para receber os SMSs, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP de sua residência. Em caso de qualquer problema, a população pode fazer contato com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (24) 3365-4588.
Defesa Civil presta apoio à população de Angra
Moradores de 14 bairros do município receberam alerta de evacuação