A Prefeitura de Angra está trabalhando no projeto de duplicação da avenida Ayrton Senna, que liga a Praia do Anil ao Balneário, e faz parte da principal entrada da cidade. O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Obras. Nesta semana, foram feitas algumas adaptações, a pedido da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em atendimento às normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Na semana passada, técnicos da VLI, empresa de logística prestadora de serviços da FCA, estiveram em Angra para avaliar detalhes do projeto. Eles foram recebidos na Praia do Anil, por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano. O que se discutiu foi a compatibilização da duplicação das pistas da avenida Ayrton Senna com a linha férrea.
A partir dessa visita técnica, o projeto sofreu pequenas alterações, para que nenhuma parte da linha férrea seja removida. O projeto remodelado será enviado para avaliação da FCA junto à ANTT até esta sexta-feira, 18. Com o aval, o início será imediato. O trecho em questão, contemplado neste projeto, é o chamado “trecho 2”, que equivale a cerca de 80m de extensão e vai, aproximadamente, do quiosque da Praia do Anil próximo à entrada do Aquidabã até o antigo ateliê Paulo de Lira.
Além da duplicação das pistas, que terão 7m de largura cada, o projeto inclui ciclofaixa, calçada, muro de concreto como divisória e proteção da calçada e cortina atirantada no morro.