Angra dos Reis iniciou o ano de 2023 como o município da região Sul Fluminense com o maior número de postos de trabalho gerados, ficando à frente de cidades como Volta Redonda e Barra Mansa. Nos dois primeiros meses foram 649 novos postos de trabalho, sendo 388 em janeiro e 261 em fevereiro.
Os dados são do ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município.
Os setores que mais empregaram em Angra nestes dois primeiros meses foram indústria, serviços e comércio. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem incentivado o fortalecimento do mercado local e a geração de postos de trabalho, assim como a capacitação da população, para que os angrenses aproveitem as novas oportunidades.
Duas iniciativas importantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico no fomento e capacitação são o Escola de Talentos e o Banco de Talentos. O projeto Escola de Talentos disponibiliza cursos gratuitos com o objetivo de aprimorar conhecimentos profissionais conforme as demandas do mercado de trabalho da região. Já o Banco de Talentos é uma plataforma de interface entre candidatos a empregos e empresas que procuram funcionários, aproximando trabalhadores e empregadores do município (bancodetalentos.angra.rj.gov.br).
– Pedimos para que as pessoas continuem utilizando o site Banco de Talentos, uma ferramenta importante para empresas divulgarem suas vagas de trabalho, onde a população pode se cadastrar gratuitamente e concorrer às vagas disponibilizadas. Uma plataforma online em que o candidato se relaciona diretamente com a empresa, sem interferência política – explica Aurélio Marques, secretário de Desenvolvimento Econômico de Angra.