A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, via Serviço Público, está realizando a construção de ecopontos em diversos bairros do município. Atualmente, quatro ecopontos estão sendo construídos nas seguintes localidades: Frade, Belém, Japuíba e Jacuecanga. No total, o município contará com 14 unidades no continente e 15 insulares.
- Pensando na sustentabilidade de todo o município, por meio de uma PPP, a Prefeitura está realizando a instalação de diversos ecopontos ao longo de toda a cidade. Além dessas unidades, também será construído o Centro de Controle Operacional, com base na Japuíba, que possibilitará o acompanhamento dos caminhões e suas rotas – afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino.
De acordo com a secretaria responsável, o ecoponto servirá para receber materiais sólidos, como recicláveis e resíduos da construção civil, que poderão ser entregues por moradores residentes do entorno do ecoponto, com um limite diário de descarte de 1m³ por morador.
O recebimento dos materiais será feito por colaboradores capacitados e instruídos a orientar os usuários sobre o funcionamento do ecoponto, possibilitando uma integração com os moradores.
- Os ecopontos vão ser um ponto de apoio para que a população possa entregar seus materiais recicláveis. Para facilitar todo o processo, o local contará um profissional qualificado para fornecer um atendimento de qualidade para todos os moradores atendidos no local - comentou o assessor técnico Rodrigo Callegari.
No momento, os ecopontos do Cantagalo, Morro do Moreno, Praia Grande, Centro, Parque Mambucaba, Praia da Chácara, Provetá, Araçatiba e Abraão estão em processo de liberação da área onde serão construídos. As demais localidades estão aguardando a identificação dos locais para que as obras possam ser iniciadas.