Aldeia indígena Sapukai recebe doações de cobertores

Foram entregues 100 kits compostos por um cobertor, dois lençóis e uma fronha para ajudar as famílias nesses dias mais frios na aldeia

Terça-Feira, 04/07/2023 | Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania .

Nesta terça feira, 4 de julho, os indígenas moradores da aldeia Sapukai em Angra dos Reis receberam a doação de 100 kits com cobertores, lençóis e fronhas para ajudar a enfrentar este período de dias frios no inverno. Essa entrega foi uma parceria da Defesa Civil com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania que providenciou a distribuição dos kits para os indígenas.

- Vimos a necessidade desses itens aqui na aldeia, fizemos contato com a Defesa Civil, que prontamente se prontificou a nos ajudar. É de suma importância essa entrega, o frio na aldeia é muito grande por ser uma região de mata, e é uma ajuda fundamental neste momento – ressaltou a coordenadora das Comunidades Tradicionais da Secretaria Executiva de Assistência Social, Adriana Terturiana da Silva.

As famílias que receberam as doações foram selecionadas pelo próprio cacique da aldeia, que indicou os moradores mais necessitados. A assistência social coordenou toda a entrega com a ajuda da Defesa Civil.

- A Defesa Civil está aqui na aldeia Sapukai em uma campanha de solidariedade, e nos alegra muito poder ajudar esta comunidade indígena da nossa cidade, que tanto precisa deste apoio e assistência, esperamos que esses kits possam ajudar os moradores aqui da aldeia nesses dias frios – disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior Pires.

A aldeia Guarani existe em Angra desde 1976 e conta hoje com mais de 550 moradores. O cacique Algemiro da Silva agradeceu pelos donativos recebidos.

- Toda ajuda que recebemos na aldeia é muito importante para nossa comunidade, principalmente de período que faz muito frio aqui na aldeia. Temos muitos idosos e crianças que precisam muito dessa ajuda. Esses kits vão nos ajudar bastante e estamos muito gratos por isso – comentou o cacique de 60 anos.