A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e o Conselho Municipal de Assistência Social realizou nesta quinta-feira (6), na Primeira Igreja Batista de Angra dos Reis, no Centro, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social do município. Com o tema: “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o encontro reuniu diversos funcionários da secretaria, representantes de órgãos voltados à assistência social, usuários do SUAS e cidadãos interessados pelo assunto. O encontro foi planejado por meio de pré-conferências realizadas nos CRAS do município nas últimas semanas.
– A Conferência é um momento para termos os gestores, trabalhadores do SUAS, usuários e a sociedade civil juntos debatendo e discutindomelhorias, ações e projetos para a assistência social de Angra dos Reis. Para isso, contamos com a presença da representante do estado do Rio de Janeiro, Dayse Marcello, que nos ajudou nos grupos de trabalho e na votação das ações sugeridas por seus participantes – comentou Thaisa Bedê, secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
A programação na parte da manhã contou com mesa de abertura, apresentação musical com o Coral da Aldeia Indígena Sapukai e a palestra magna “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, realizada pela psicóloga e superintendente da gestão do SUAS na Secretaria de Estado de Assistência Social, Dayse Marcello.
– A palestra foi bastante esclarecedora e interessante. Gostei principalmente das perguntas feitas pela plateia e as respostas dadas pela palestrante. Esta Conferência é imprescindível,principalmente para o usuário, que a partir dela pôde conhecer mais sobre o SUAS. É uma política que merece ser conhecida e defendida para que possamos ampliar ainda mais seus atendimentos – relatou a técnica administrativa da Universidade Federal Fluminense, Maria Conceição da Silva, de 57 anos, moradora da Jacuecanga.
Na parte da tarde, após a divisão dos grupos de trabalho, foi realizada uma plenária para votação das propostas apresentadas por seus participantes posteriormente a eleição dos delegados para a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social.
– A Conferência é um momento de trocas mútuas e vivências onde conseguimos lidar com o conteúdo da assistência social e com a questão prática do cotidiano do que realmente acontece. É muito importante ver Angra dos Reis organizando tão bem este encontro com o intuito de debater e melhorar as questões deficitárias do SUAS – explicou Dayse Marcello.