A tarde desta quinta-feira (26) – Dia dos Avós - foi marcada por muita alegria e confraternização no “Arraiá da 3ª idade”, que reuniu dezenas de pessoas que fazem parte dos Núcleos de Convivência da 3ª idade dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. Também não faltaram na festa, que aconteceu no Convento do Carmo, música ao vivo, comidas e bebidas típicas, além da tradicional quadrilha, que não deixou ninguém parado. O evento foi prestigiado por uma parlamentar.
A moradora da Japuíba, Djanira Gonçalves Soares, 77 anos, era uma das mais animadas do Arraiá. Ela contou que participa das atividades da terceira idade há cerca de 20 anos e não perde nenhuma oportunidade.
- Participo de tudo que posso, pois me distraio e não tenho tempo para ficar pensando em besteira – contou a aposentada, com uma larga gargalhada.
Pedro Severo, 76 anos, morador de Mambucaba, estava se arriscando num passos de forró e elogiou a festa.
- É sempre muito bom encontrar os amigos em momentos como este, que podemos nos divertir e confraternizar – contou Pedro, que participa da ginástica no núcleo do seu bairro.
A secretária executiva de Assistência Social comentou que o objetivo de eventos como o “Arraiá da 3ª idade” é fortalecer os vínculos e a convivência entre o público atendido.
- Estas atividades promovem o respeito entre as gerações e a valorização das histórias e das tradições destes idosos – destacou a secretária.
Atualmente, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Secretaria de Assistência Social, mantém no município sete Núcleos de Convivência da 3ª idade, nos bairros da Monsuaba, Belém, Frade, Bracuí, Centro, Campo Belo e Parque Mambucaba. Neles são oferecidas aulas de canto, com o professor Fabrício Ozório; dança, com a professora Flaviana Ayres; e atividades de contação de história, com Glauter Barros. Quem quiser mais informações, pode entrar em contato pelo telefone 24 3368-7334, ou se dirigir ao Cras mais próximo de sua residência.