Angra já tem Conselho Municipal de Segurança Alimentar

Evento de lançamento aconteceu na quarta-feira ( 15)

Sexta-Feira, 17/08/2018 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

Uma solenidade no Sindicato dos Estivadores, na quarta-feira (15), marcou o lançamento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), criado pela Lei Municipal nº 3.755, de 7 de junho de 2018. O evento foi prestigiado pela Secretária Executiva de Assistência Social e diversos representantes do setor. O pleito que vai eleger os 14 conselheiros, sendo sete representantes do Governo Municipal e outros sete da sociedade civil, está marcada para o dia 30 de agosto.
- O momento que a gente está vivendo hoje é de vulnerabilidade. A fome vem avançando e precisamos ter em cada município um grupo que pense junto com o governo – afirmou a representante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio de Janeiro, a criação do Conselho é visto como um avanço.
- Parabenizo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania por esse primeiro passo na construção da política alimentar e nutricional. A partir disso precisamos de uma articulação; 17,8% dos municípios do Estado sofrem com a insegurança alimentar, temos uma situação muito grave e não é sozinho que a gente vai conseguir resolver – destacou.
A secretária executiva de Assistência Social explicou que, desde 2005, a secretaria já vinha realizando algumas ações na área. Durante um tempo o assunto foi deixado de lado e agora está sendo retomado.
- Esse momento efetiva o compromisso deste Governo e da Assistência Social em estar reafirmando a vontade de seguir em frente nessa política. Outra coisa que não podemos perder de vista é que assistência social não se faz sozinha, política de segurança alimentar precisa ter lado a lado as outras políticas. Não poderemos falar de acesso a comida de forma regular, de qualidade, se a gente não tiver ao nosso lado as outras secretarias que falem de trabalho, saúde, do acesso a água de qualidade e outras questões que não podem caminhar sozinhas – frisou, lembrando que existe uma ideia de implementar oficinas de reaproveitamento integral de alimentos com as famílias inscritas no Bolsa Família e que fazem parte dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O Comsea de Angra dos Reis será um espaço para o diálogo e cooperação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação e fiscalização das políticas públicas e seus desdobramentos, direcionadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.
A criação do conselho é o primeiro passo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania para a adesão ao Sistema Nacional de segurança alimentar nutricional (Sisan), sendo os próximos a criação da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) municipal e do Plano Municipal de Segurança Alimentar Nutricional.

Oficina sobre a segurança alimentar e nutricional
Foi realizada na quinta-feira (16), no Esporte Clube São Bento, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, juntamente à Secretaria Executiva da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, uma oficina para o fortalecimento do sistema de segurança alimentar e nutricional do Rio de Janeiro.
O encontro contou com a participação de diversas secretarias e órgãos do município e do estado, além de representantes de comunidades. A reunião discutiu diversos temas, entre eles, a participação e aproximação da população em projetos, a importância da boa alimentação, e até mesmo a produção e distribuição de alimentos. Também houve troca de informações e conhecimentos a respeito das ações que cada município desenvolve sobre o tema.
- O objetivo é fazer a aproximação do Estado e do município, através da política de alimentação, e fazer com que cada vez mais cidades façam a adesão dos projetos – explicou a secretária executiva da Caisan.