O Teatro Municipal Dr. Câmara Torres, no São Bento, sediou, na noite do último sábado (20), a entrega dos troféus e certificados dos vencedores do XXI Concurso Alípio Mendes, promovido pelo Ateneu Angrense de Letras e Arte (AALA), com o apoio da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
Dezenas de pessoas, dentre elas a secretária executiva de Cultura, participaram do evento cultural, que contou com a apresentação da cantora Larissa Vargas e de uma saudação a Alípio Mendes, feita por Sueli Messias e Marcelo Ramos, com leitura de poesia e trovas do autor. O espaço ainda recebeu uma exposição sobre a vida e obra de Alípio Mendes, que ficará aberta ao público no Teatro Municipal.
No total dos 10 autores premiados, apenas o primeiro e o segundo lugar compareceram para receber seus troféus e certificados: Adnelson Borges de Campos, do Paraná, autor de “Amendoim” e Lilian Condeixa, do Rio de Janeiro, que escreveu “Tempos Defectivos”.
Os demais vencedores foram: Elizabeth Torres Madeira Nett, da Paraíba, com “Sigilo Íntimo”; Claudete de Jesus Assumpção, de São Paulo, com “Um Degrau da Vida”; Iná de Fátima Araújo Siqueira, de Minas Gerais, com “A Arma de Leite”; Marilda Machado Marcelino, de São Paulo, com “Sem Fim”; Irina Feisthauer Silveira, do Distrito Federal, com “Que Tipo de Gente”; Maria Luccas Duarte Eigenheer, de São Paulo, com “À Espera”; Mariana Fagundes Ausani, do Distrito Federal, com “A Entregadora de Jornais” e Tatiana Alves Soares, do Rio de Janeiro, com “Colisão”.
O concurso recebe este nome em homenagem ao fundador do Ateneu, Alípio Mendes. Na edição de 2018, mais de 100 contistas do Brasil e Portugal se inscreveram no concurso.