Emoção na união de 115 casais

2º Casamento Coletivo, promovido pela Prefeitura, aconteceu sábado (8), no Colégio Naval

Segunda-Feira, 10/12/2018 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

Cento e quinze casais disseram sim ao amor e à união, no sábado (8), durante o Casamento Comunitário, realizado no Colégio Naval. O evento foi promovido pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Secretaria Executiva de Assistência Social. A ação contou ainda com a parceria da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e diversos cartórios, além do Colégio Naval.
Logo que chegavam, os casais entravam na fila para tirar fotos com a família na mesa, especialmente decorada para a ocasião. Em seguida, ao som de Isaías de Castro e Banda, os pares passaram pelo tapete vermelho. Para muitos, esse momento foi de realização de um sonho.
- Sempre foi um sonho. Eu sou cristã e queria entrar em comunhão na igreja. Mas, o maior motivo para eu decidir casar foi o grande amor que eu sinto pelo meu companheiro. Mulher sempre quer mais. Como uma pessoa humilde, eu estou realizando até mais do que eu imaginei. Deus preparou tudo e eu estou muito feliz mesmo. Casamento pra mim é único e uma vez só – destacou Halsima Cristina, moradora da Monsuaba, que se casou com Marcos Soares Rodrigues, com quem vive há seis anos.
Outro casal, Ivone Alexandrina Valeriano e Antônio Bandeira de Almeida, morador do Parque Mambucaba, está junto há 11 anos. Ivone foi uma das mulheres que fez questão de se vestir de noiva.
- Essa ideia do Casamento Comunitário foi muito boa e está tudo muito bom, muito bem organizado. Hoje, com certeza, é a realização de um sonho - afirmou Ivone.
A cerimônia foi conduzida pela juíza de Paz que se disse emocionada, mesmo após tantos anos realizando casamentos.
- Todos vocês moram no meu coração e eu sei como é importante estarem aqui hoje. O casamento civil é uma conquista e o objetivo de todo casal. É no casamento que se ama o próximo, que se abdica de si para cuidar do outro – disse a juíza aos casais, aconselhando-os a honrarem as famílias que estavam se formando naquele dia.
A primeira-dama e ex-secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania representou o Prefeito.
- O Casamento Coletivo foi pensado no Brasil para legalizar as uniões estáveis. Veio para sacramentar essa união que já é feita com o coração e agora também perante a lei – destacou, lembrando todo o apoio do Prefeito para a realização deste evento, que teve sua primeira edição no ano passado, quando ela estava à frente da secretaria. A primeira-dama encerrou sua fala lendo uma passagem bíblica (1 Coríntios 13, 4 -7) que fala sobre o amor.
O Secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania agradeceu as parcerias com a Defensoria Pública, cartórios e Colégio Naval, e exaltou a importância dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
- Não teria mês mais apropriado para a realização desta cerimônia do que dezembro, mês importante em que comemoramos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quero ressaltar o trabalho desenvolvido pelos Cras. Hoje aqui tem casais de diversos bairros da cidade. Sabemos também que muitos são cristãos e que, oficializando sua união, automaticamente entram em comunhão nas igrejas - ressaltou o secretário.
Duas vereadores, ao lado dos representantes da Defensoria Pública do Estado, e da secretária executiva de Assistência Social, testemunharam o casamento e deram conselhos aos novos casais.
A festividade terminou com um coquetel servido aos noivos e aos convidados que prestigiaram esse momento tão importante na vida dos 115 casais.