Cras Móvel: 500 atendimentos em 1 mês

Serviço recém-criado torna-se referência estadual no setor de ação social. Nesta quinta, equipe foi até a comunidade quilombola

Quinta-Feira, 15/07/2021 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

O Cras Móvel fez mais de 500 atendimentos em seu primeiro mês de atuação. O serviço é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social da Prefeitura de Angra, com o objetivo de ampliar os atendimentos do setor. Por meio de um veículo do tipo minibus, a equipe técnica da área social leva serviços para moradores de locais de difícil acesso. Os números expressivos e o sucesso do programa foram celebrados por toda equipe e pelo secretário da pasta.

– Além dos mais de 500 atendimentos, com o Cras Móvel nós conseguimos reduzir consideravelmente o número de reclamações do Cras. A aceitação da população está sendo muito satisfatória e o projeto tem sido referência no estado, sendo elogiado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, que pretende vir a Angra conhecer pessoalmente o nosso trabalho - comemora o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Barbosa Sampaio.

Os serviços oferecidos pela equipe técnica incluem atendimento do Cadastro Único, encaminhamentos diversos para serviços públicos, orientações e cadastramentos para recebimentos de benefícios socioassistenciais eventuais, Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ações na área da segurança alimentar e nutricional etc.

Além das áreas de difícil acesso, o Cras Móvel também atende às comunidades tradicionais. Nesta quinta-feira (15) o serviço foi oferecido para a comunidade quilombola, de Santa Rita do Bracuí. O Cras Móvel já atendeu também a Sapinhatuba 1, Banqueta (parte de cima e o condomínio), Garatucaia, Serra D‘Água, Jacuecanga, Sertão do Itapicu (no Parque Mambucaba) e, agora, a comunidade quilombola.

O projeto visa ainda fortalecer a interface com as demais políticas públicas, como saúde, educação, pesca, esporte, cultura, e estreitar vínculos com entidades da sociedade civil e associações de moradores locais. Além do Cras Móvel, a Prefeitura de Angra possui oito unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Centro, Nova Angra, Campo Belo, Belém, Bracuí, Frade, Parque Mambucaba e Monsuaba.