Angra debate políticas de assistência social

Conferência abordou o papel do estado e do financiamento público no combate às desigualdades e elegeu representantes para etapa estadual

Sábado, 21/08/2021 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

O Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas) realizou no último dia 19 a 12º Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado no auditório da Defesa Civil, no São Bento, e teve o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social. Foram discutidas propostas de âmbito municipal relacionadas ao tema proposto, que dessa vez foi “Assistência social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A conferência teve a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, do secretário-executivo de Assistência Social e da presidente do Colegiado dos Gestores Municipais de Assistência Social (Cogemas).

Também participaram 25 delegados (que foram indicados pelas pré-conferências), dentre conselheiros municipais de assistência social e representantes de diversos setores da política pública de assistência social, como usuários dos serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), trabalhadores da Rede Suas do município e membros da equipe de gestão do Suas.

A 12° Conferência Municipal de Assistência Social de Angra elegeu 16 delegados para representarem o município na 13° Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro, que será realizada ainda neste ano. Os delegados angrenses são oito representantes do governo (quatro titulares e quatro suplentes) e oito representantes da sociedade civil (quatro titulares e quatro suplentes).

– Estou muito feliz em participar deste momento. A conferência serviu para oportunizar o debate e avaliação das políticas de assistência social e a preposição de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos nossos munícipes, sobretudo os usuários de maior vulnerabilidade social – resumiu o secretário da pasta.

O evento seguiu o protocolo de medidas de proteção relacionadas à covid-19 e foi transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, viabilizando a todos os interessados a possibilidade de acompanhar os debates e as deliberações.