Pesquisa identificará perfil dos usuários dos CRAS

Questionário é a primeira fase do planejamento para a retomada dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Terça-Feira, 31/08/2021 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, lança nesta terça-feira (31), no site www.angra.rj.gov.br/pesquisasocial , uma Pesquisa de Perfil Territorial direcionada aos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), onde o formulário também estará disponível para quem não tem acesso à internet.

A ação é a primeira fase do planejamento para o retorno do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, oferecido nos oito CRAS, com o objetivo de complementar o trabalho social desenvolvido com famílias pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária junto aos usuários. Por meio do serviço, são promovidas atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, em grupo e individuais, de acordo com a idade dos usuários.

- O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos tem o objetivo de atender principalmente as pessoas em situação de vulnerabilidade, nos CRAS. Esta ação que iniciamos hoje (31) vai ao encontro da nossa gestão, que é participativa e tem um diálogo muito próximo dos moradores, pois o nosso foco é promover políticas públicas com a participação de todos – frisou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

Para participar da pesquisa é simples. Basta acessar o endereço eletrônico e preencher o questionário, informando nome completo, número de telefone e bairro que reside. O morador ainda deve indicar se é atendido pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Depois, precisa indicar o número de pessoas de sua família, por faixa etária.

Na segunda etapa, o cidadão terá a oportunidade de indicar as atividades que gostaria de contar em seu bairro. Entre os esportes individuais há opção para atletismo, canoagem, capoeira, ginástica, jiu-jitsu, karatê, natação, patinação, stand up paddle e tênis de mesa. Entre os esportes coletivos, o morador poderá optar por basquete, futebol, handebol, voleibol ou outro.

Também há opção para escolha de atividades como aeroboxe, dança e ginástica e oficinas de artesanato, corte e costura, culinária, música, pintura, teatro e tricô.

- Fazemos parte de um governo de portas abertas, pronto para ouvir a todos, por isso convidamos a todos os usuários nos nossos Cras a participar desta pesquisa. Todas as nossas ações estão sendo pautadas por planejamento e muita responsabilidade, sobretudo nesse momento de pandemia – finalizou o secretário.