Mulheres debatem identidade feminina

Eventos gratuitos seguem no decorrer de Março em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Terça-Feira, 08/03/2022 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

As atividades gratuitas em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, ganharam as atenções do público feminino, nesta terça-feira, dia 8. Nos dois eventos – Manhã da Beleza e a Palestra “Mulher Empoderada em Tempos de Pandemia”- as mulheres, coordenadas pela empreendedora Elaine Lara, foram convidadas a refletir sobre sua identidade, destino e propósito. As ações ocorreram no auditório da Defesa Civil e foram prestigiadas pelos secretários Desenvolvimento Social e o de Assistência Social.

- É muito fácil confundir o que fazemos, com quem nós somos. Como um sociólogo afirmou: A maioria das pessoas se define por seu trabalho. Quando se aposentam, precisam de uma narrativa sobre quem são agora. Qualquer mudança no que fazemos pode facilmente desencadear uma crise de identidade. Quando o seu trabalho é a sua identidade, a mudança pode abalar esse senso de identidade. A comparação com outras pessoas pode levá-la a maximizar a sua identidade. Todas sentimos isso e precisamos parar para pensar – ressaltou Elaine, convidando as mulheres a pensarem em suas identidades, seu destino e seu propósito.

A dinâmica de grupo ganhou os elogios da psicóloga da Defesa Civil, Mercedes da Cruz, de 62 anos. Ela lembrou que, principalmente por conta da pandemia, as mulheres passaram a viver no “automático”. “Quando levamos a essa reflexão sobre nossa identidade, tudo muda, inclusive nossa relação com o trabalho, família e amigos”, ressaltou.

Para a administradora Iris Fernandes, de 33 anos, o ponto alto da dinâmica foi a reflexão sobre fraquezas. “Quando paramos para pensar que nossas fraquezas fortalecem as pessoas, lembrei da minha vivência. Sou curada de um câncer e, hoje, trabalho em grupos de apoio oncológico, justamente para ajudar o próximo a se fortalecer perante o enfrentamento do câncer”, completou.

DEBATES

As atividades seguem no decorrer do mês em ações descentralizadas pela cidade. O tema central deste ano: “Mulher, sei quem sou. Sei onde estou. Sei pra onde vou”, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Social será abordado em rodas de conversas, debates, entre outros.