Prefeitura renova aluguel social para vítimas das chuvas

Proprietários dos imóveis interditados podem solicitar o benefício por mais seis meses

Quinta-Feira, 01/09/2022 | Secretaria Executiva de Assistência Social .

A Prefeitura de Angra está renovando, por mais seis meses, a concessão do benefício eventual do aluguel social, no valor de R$ 606,00, para as famílias que tiveram suas residências interditadas pela Defesa Civil em decorrência do volume histórico de chuva registrado em abril. Segundo o Decreto 12.572, publicado no dia 12 de abril, têm direito à prorrogação do benefício os moradores que possuem documento de propriedade ou posse dos imóveis.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social, até esta quinta-feira, 1º de setembro, das 196 de famílias contempladas de Monsuaba, 118 já tiveram o benefício renovado e 19 tiveram seu imóvel desinterditado pela Defesa Civil.

- Temos ainda famílias da Ilha Grande e do Parque Mambucaba que terão o benefício renovado. Os moradores estão vindo gradativamente à secretaria e, quando há pendência, ajudamos a saná-la – frisou o secretário-executivo de Assistência Social, Heraldo França.

Vale lembrar que, desde abril, a Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, atuou forte para levar para a Monsuaba, Parque Mambucaba e Ilha Grande – locais mais atingidos pelas chuvas – o Prefeitura Presente e o RJ para Todos. O objetivo foi oferecer serviços como isenção para segunda via de RG, certidões de nascimento e óbito e outros documentos necessários para o recebimento de benefícios sociais.

Além disso, diante da situação de emergência, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania/Secretaria Executiva de Assistência Social contemplou, no primeiro momento, além dos proprietários dos imóveis, 11 famílias que moravam de aluguel. Estas, por um período de três meses.

- Por determinação do prefeito, atuamos no primeiro momento para que todas as famílias atingidas pelas fortes chuvas, proprietárias ou não dos imóveis interditados, fossem contempladas com o aluguel social. Neste segundo momento, seguindo o decreto municipal, estamos renovando o benefício aos proprietários. Mas, continuamos presentes em todas as comunidades, prestando auxílio aos moradores que necessitam com a ajuda humanitária, Cras Móvel e também o Angra CAD – destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Eduardo Sampaio.