Professores terão mais tempo para planejamento de aulas

Decreto autorizando 1/3 da carga horária para planejamento será publicado nesta semana. A medida possibilita convocação de novos profissionais

Terça-Feira, 01/02/2022 | Secretaria Executiva de Gestão Educacional .

A Prefeitura de Angra tem investido na área de Educação em diversas frentes. Desde a aquisição e distribuição de notebooks para professores da rede até a estruturação de um canal com aulas on-line ministradas pelor profissionais do setor no município (canal “Secretaria de Educação de Angra dos Reis”). Nesta semana estão previstas as publicações de um decreto municipal e uma resolução da Secretaria de Educação autorizando e regulamentando que um terço (1/3) da carga horária de professores seja destinada ao planejamento das aulas. Trata-se de mais uma medida visando a melhoria de qualidade do ensino oferecido aos alunos, além de ser uma iniciativa de valorização do docente e seu trabalho.

Deste modo, dois terços do tempo de trabalho de um professor serão usadas na interação com os alunos, por exemplo, em práticas de sala de aula; o outro terço fica destinado a planejamento, pesquisa, correção de provas, preenchimento de diário, revisões e ajustes no conteúdo programático e demais funções técnicas e pedagógicas. O maior tempo para o planejamento, além de atender reivindicação de parte da categoria, deverá resultar em aulas mais atrativas e melhor adequadas ao perfil das turmas, o que desencadeia melhores resultados educacionais.

– Se a gente quer uma cidade do futuro, a gente vai precisar dos professores. Se queremos empregar a nossa gente, precisamos qualificar a nossa população. E isso a gente faz com os professores. Não decretamos antes essa autorização do uso de um terço da carga horária porque a prefeitura estava em má situação financeira. Mas agora isso é possível. A prefeitura está em dia com todo mundo – explica o prefeito de Angra, que adiantou outra boa notícia para o setor: a distribuição de 22 mil tablets para os alunos da rede municipal, prevista para o início deste mês. O prefeito também parabenizou o governo federal pelo aumento do piso nacional do professores da educação básica, na ordem de 33%.

Com o aumento das horas dedicadas à coordenação e planejamento de aulas, será necessária a contratação de mais professores, para que o total de tempo com alunos em sala de aula não diminua. O secretário da pasta já acenou positivamente para as novas contratações.

– A prefeitura de Angra continuará convocando os professores aprovados no último concurso para possibilitar a universalização da estratégia de todos os professores realizarem suas atividades de planejamento – afirma o secretário de Educação do município. – Os professores são os promotores do conhecimento e da inteligência educacional. Quanto melhor formado e capacitado estiver o professor, melhor ele aplicará as suas técnicas e conhecimentos em favor da aprendizagem dos estudantes e, por conseguinte, na formação dos atores da cadeia de produção do país, em todos os segmentos. O conhecimento é a arma da transformação, e o professor é o agente que interliga todo o processo. Não há educação de qualidade sem professor valorizado e é isso que estamos fazendo em Angra – completou o secretário.

Segundo a Secretaria de Educação, a implementação de um terço das horas ao planejamento de aula acarreta em um investimento em torno de R$ 16 milhões neste ano. O secretário destaca que, seguindo a linha de valorização do magistério municipal angrense, o investimento na já citada distribuição de notebooks a professores ficou em torno de R$ 7 milhões.

– A atuação do prefeito de Angra e da depuada que é nossa representante local na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) tem possibilitado a revitalização das finanças do orçamento municipal. Sem o empenho deles, seria bem difícil a aplicação dos recursos necessários para melhorar a qualidade da educação e valorizar nosso magistério – avalia o secretário da pasta.