Ilha Grande recebe etapa do nacional de canoagem Va’a

Equipe local ficou em segundo lugar na V6 e conquistou a Tríplice Coroa de 2021 na categoria

Quarta-Feira, 29/09/2021 | Secretaria Executiva da Ilha Grande .

Grandes equipes de va’a do Brasil testaram suas forças no sábado (25), na Ilha Grande, durante a quinta e penúltima etapa da Tríplice Coroa, o campeonato nacional de canoagem polinésia longa distância. Foram distribuídos R$ 12 mil em premiação nessa que foi a etapa com maior pontuação do circuito.

A competição foi realizada dentro de um circuito de 31 km, sem revezamento, com as equipes de OC-6, V6 e V3 largando na Vila do Abraão, seguindo em direção à Lagoa Azul, para em seguida, retornarem ao ponto de partida. O evento teve o apoio da Prefeitura de Angra, por meio das Secretarias Executivas de Esporte e Lazer e a da Ilha Grande.

- Esse é somente o primeiro evento de diversos da categoria que ainda iremos receber em nossa cidade. No próximo mês sediaremos o estadual de Va‘a, na Praia do Anil, e estamos trabalhando para receber outras competições nacionais - disse o secretário-executivo de Esporte e Lazer.

Com sete equipes de Angra dos Reis, sendo cinco da Vila do Abraão, a Ilha Grande vem se destacando, deixando seu nome registrado nos pódios dos campeonatos de Canoa Polinésia. Na modalidade V6, a Ilha Grande Va’a fez uma prova excelente, ficando com a segunda colocação após 2:06:15, garantindo assim o título da Tríplice Coroa de 2021 na categoria.

A baía da Ilha Grande é um cenário perfeito para a prática da canoagem. Com inúmeras ilhas, praias, águas abrigadas e cristalinas encanta quem busca contemplação e quem busca aventuras, pois permite explorar praias desertas protegidas por mar aberto.

OUTROS RESULTADOS

Na Open Feminino, que teve a participação de três equipes, Angra conquistou dois lugares no pódio. Kahu Paddle Club completou a prova em 2:59:10. Ilha Grande Va’a garantiu o vice-campeonato com o tempo de 3:06:26 e, fechando o pódio, Free Va’a Ilha Grande com o tempo de 3:29:43.

Na Open Masculino, o Team Mirage He’e Nalu terminou a prova após 2:26:27, colocando uma diferença de dez minutos sobre a vice-campeã, Ubatuba Hoe, que concluiu o desafio com o tempo de 2:36:15. Na terceira colocação veio o time B da Ubatuba Hoe (2:40:21) e, fechando pódio na quarta colocação, a equipe Búzios, Hui Hoa, finalizando a prova em 2:41:29.

Na Mista Open, uma das categorias mais disputadas do circuito, a briga pelo pódio foi mais acirrada, com MacKnight Paddle School conquistando a primeira colocação com o tempo de 2:43:34 e Sampa Canoe Club, em segundo, com o tempo de 02:49:02. Completando o pódio Mare’are’a Va’a, em terceiro (03:07:53) e Ilha Grande Va’a fazendo as honras da casa, em quarto lugar (03:08:53).

Na Super Master masculino, Carioca Va’a venceu a prova após 2:42:57. Sampa Canoe Clube ficou com a prata, e o tempo de 2:48:24, Base Jurema Italo Va’a garantiu a medalha de bronze (2:54:06) e Vibe Ocean fechou o pódio na quarta colocação em 2:57:17.
Entre as mulheres da Super Master, apenas uma equipe competiu, a Marae Va’a, mas que, no entanto, remou forte, concluindo o desafio dos 31 km em 3:17:08.

Na Master OC-6 Feminino, as únicas equipes da categoria, Aloha Spirt Team e Brava’a, travaram uma bela disputa, com Aloha Spirit Team conquistando a primeira colocação em 3:18:41, enquanto Brava’a ficou com prata com o tempo de 3:20:09.

Já entre os homens da Master, apenas uma equipe, Esquilo Sports, que não aliviou e remou forte, fazendo a prova em 2:52:33.

Na V3, mais um pódio para Ubatuba Hoe, vencendo a disputa com tempo de 03:24:06. Vela Jovem Macaé ficou com a medalha de prata, com o tempo de 03:24:40.