Angra realiza Olimpíada de Raciocínio 2024

Evento em parceria com a MindLab reuniu mais de 100 estudantes de 41 escolas municipais

Sexta-Feira, 06/12/2024 | Secretaria de Educação, Juventude e Inovação .

Foi realizada nessa quinta-feira (5), a Olimpíada de Raciocínio 2024, uma iniciativa da Prefeitura de Angra em parceria com a empresa MindLab. O evento, realizado na quadra da Escola Municipal Cornelis Verolme, reuniu mais de 100 estudantes da rede pública municipal, com idades entre 10 e 14 anos, representando 41 unidades de ensino. Os participantes, vencedores de torneios classificatórios realizados em suas escolas, competiram em três modalidades: Jogo Mancala (4º ano), Pirâmide (5º ano) e Damas Olímpicas (6º ao 9º ano).

A Olimpíada de Raciocínio tem como objetivo desenvolver habilidades socioemocionais, cognitivas e éticas, por meio de práticas e estratégias do Programa MenteInovadora, da MindLab, implementado na rede municipal desde 2022 para mais de 18 mil alunos.

– O sucesso da Olimpíada de Raciocínio reflete o compromisso da nossa rede municipal em proporcionar uma educação que vai além do ensino tradicional, desenvolvendo habilidades essenciais como raciocínio lógico, planejamento e estratégia. Esta parceria com a MindLab reforça a qualidade do nosso ensino e prepara nossos estudantes para os desafios do futuro, ao mesmo tempo que promove o protagonismo e a integração entre os alunos – destacou o secretário de Educação, Juventude e Inovação, Paulo Fortunato.

No Jogo Mancala, destinado aos alunos do 4º ano, o campeão foi Pedro Lucas de Miranda, da E.M. Santos Dumont. Miguel Guimarães Paschoal de Assis, da E.M. Nova Perequê, conquistou o segundo lugar, seguido por Mamedson Souza de Oliveira Filho, da E.M. Ângelo Francisco Jerônimo, que ficou com a terceira colocação.

Já no Jogo Pirâmide, disputado pelos estudantes do 5º ano, o primeiro lugar ficou com Kaio Vitor Silva Pereira, da E.M. Prefeito José Luiz Ribeiro Reseck. Arthur Machado Fraga, do CETI E.M. Inácio During, garantiu a segunda posição, enquanto Robert Izídio de Souza Santos, da E.M. Professor Francisco de Assis Oliveira Diniz, ficou em terceiro.

Na modalidade Damas Olímpicas, destinada aos alunos do 6º ao 9º ano, todos da Escola Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, João Miguel Antony da Silva foi o vencedor, seguido por Luiz Gabriel da Silva Pereira, em segundo lugar, e Thalles da Costa Nascimento de Sousa em terceiro.

– O jogo é muito importante para mim, porque aprendi que o mais importante não é ganhar, mas competir. Eu gosto muito de jogar, e participar deste evento já é uma vitória para mim – comentou a aluna Juliane Vitória, da Escola Municipal Antônio Joaquim de Oliveira, de 11 anos.

Programa MenteInovadora

O Programa MenteInovadora, desenvolvido pela MindLab, complementa o currículo escolar da rede pública municipal de ensino de Angra por meio de uma metodologia que integra competências cognitivas e socioemocionais. Em parceria com a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), mais de 900 professores foram capacitados para aplicar essa abordagem, que beneficia milhares de alunos da rede pública.

A metodologia, baseada em jogos pedagógicos, estimula o raciocínio lógico e a capacidade de resolução de problemas, fortalecendo a aprendizagem de forma dinâmica e inovadora. Em 2024, o programa foi ampliado para os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) além das escolas públicas regulares.

MindLab

A MindLab é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de tecnologias voltadas para o impacto social, com foco em abordagens inovadoras no ensino. Desde 2009 no Brasil, a empresa utiliza ferramentas como jogos pedagógicos para engajar estudantes, promovendo a aprendizagem de habilidades essenciais e ampliando o desempenho escolar em disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática.

– Estou muito feliz com a participação do meu filho neste evento. Acho excelente que estejam promovendo iniciativas que estimulam o raciocínio e a estratégia, habilidades essenciais para a vida e qualquer profissão. Incentivar essas competências nas crianças é fundamental. Parabéns à Prefeitura de Angra pelo ótimo trabalho – afirmou o bombeiro Marco Estrada, pai de Arthur Machado, aluno da Escola Municipal Cornelis Verolme, de 10 anos.