Esta quinta-feira (4) foi marcada por uma atividade de conscientização para os motoristas que passaram na Av. Ayrton Senna. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, deu início à campanha “Maio Amarelo – No trânsito, escolha a vida!”
- Eu achei essa blitz muito importante, os motoristas precisam mesmo atentar para a segurança e a prevenção visando evitar acidentes. Eu normalmente tenho muito cuidado, mas conheço também muitas pessoas que não têm. Pessoas que têm carteira mas não sabem dirigir é o que vemos muito no trânsito. Tem que ter mais respeito e conscientização – comentou a aposentada Terezinha do Carmo, que parou na Blitz Educativa.
Este ano, a campanha completa 10 anos. Surgido no ano de 2014, o movimento é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês de referência mundial para as ações que objetivam reduzir o número de vítimas no trânsito surgiu quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito.
- O Código de Trânsito Brasileiro, em seus artigos, estabelece regras para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. Então estamos no movimento Maio Amarelo, que traz como objetivo o cuidado com a vida. A proposta da Blitz Educativa e das ações que vão acontecer por todo o município neste mês é realmente trazer a todos o tema “trânsito” e promover atividades educativas para ter uma consciência mais responsável para cada usuário do trânsito, porque se cada um fizer a sua parte, com toda a certeza teremos um trânsito melhor e mais seguro para todos – disse José Aparecido da Silva Luís Santos, diretor de Estudos e Projetos de Educação para o Trânsito.
Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. Este ano a ideia é falar sobre os desafios e os avanços para propor uma mudança no cenário alarmante de mortes e feridos diariamente no trânsito brasileiro.
- Essas ações educativas e informativas são muito importantes, às vezes são alguns pequenos detalhes, alguma falta de atenção nossa faz toda a diferença, não só para nós, motoristas, mas para todo o trânsito de uma forma geral. Quando provoca um sinistro, isso afeta a todos – concluiu Eric Carvalho, chefe do posto de vistoria do Detran/AR.
A programação do Maio Amarelo segue até o dia 25, com blitzes educativas, distribuição de panfletos, exposição de material, palestras, simulado de trânsito e outras atividades.
PROGRAMAÇÃO :
- DIA 09/05 - Terça-feira – 10h - Reunião mensal do Plano de Ação Mútua da Costa Verde (PAM) – (No mesmo dia será feita uma exposição sobre o movimento Maio Amarelo e distribuição de material educativo para que as empresas e instituições para que possam realizar campanhas internas sobre o tema trânsito)
- DIA 11/05 - Quinta-feira – 09h - Palestra educativa de trânsito
Local: Escola Municipal Áurea Pires da Gama Bracuy - Ação terá apoio da escola Optrans
- DIA 16/05 - Terça-feira 13h30 - Palestra educativa de trânsito com alunos
Local: CIEP Jacuecanga - Ação terá apoio da escola Optrans
- DIA 18/05 - Quinta-feira – 09h - Encontro com diretores e coordenação pedagógica das escolas do Parque Mambucaba
Local: Secretaria Executiva do Parque Mambucaba (ação terá apoio da Fundação Grupo Volkswagen e Cidade Ativa )
- DIA 19/05 - Sexta-feira – 09h30 - Blitz educativa com distribuição de material e brindes
Local: Av. Francisco Magalhães de Castro em frente a Defesa Civil (ação terá apoio da Fundação Grupo Volkswagen e Cidade Ativa ).
- DIA 23/05 - Terça-feira – 09h30 - Blitz educativa com distribuição de material educativo
Local: Em frente à Escola Municipal Francisco Pereira Rocha – Morro da Cruz (ação terá apoio dos alunos da escola)
- DIA 25/05 - Quinta-feira - Simulado de trânsito - Tema: Integração de Responsabilidade
Local: CEA - (ação terá apoio da Escola Optrans e transportadora angrense)