Depois de uma semana de votação aberta ao público, a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis divulga oficialmente o resultado da votação para a escolha do nome do Sistema Cicloviário de Mambucaba, que agora será chamado de MambuBike.
Entre os 169 votos contabilizados, o nome MambuBike foi eleito com o maior número de votos (65), seguido de Pedale Seguro (29) e Pedala Mambucaba (27). A escolha do nome foi o primeiro passo para a construção coletiva do projeto, que tem a ideia de envolver todos os moradores do bairro.
O MambuBike é um projeto da Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, através da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, realizado com o apoio da Iniciativa Mobilidade em Transformação, desenvolvida pela Cidade Ativa e Fundação Grupo Volkswagen. O projeto tem como objetivo o planejamento e implementação de um sistema cicloviário para o bairro Parque Mambucaba, tendo como premissa a participação da população.
Durante todo ano de 2023, serão realizadas diversas atividades de engajamento com a comunidade do Parque Mambucaba, com o objetivo de incorporar as sugestões dos moradores ao desenho do sistema cicloviário. Também serão realizadas coletas de dados quantitativos e qualitativos, prosseguindo com a pesquisa iniciada ano passado para embasar o desenvolvimento do projeto.
O MambuBike será implementado em fases, começando com um projeto piloto em área a ser definida a partir das atividades de engajamento, que será inaugurado no segundo semestre deste ano.
Em abril ocorreram as primeiras reuniões com representantes de associações, líderes religiosos e comerciantes. Entre os dias 18 e 20 de maio estão previstas atividades com a aplicação de questionários e painéis interativos para mapear as principais demandas e sugestões da comunidade em relação ao uso da bicicleta.