Finalizando as atividades do Maio Amarelo, ontem (30/05) representantes da Secretaria de Segurança Pública juntamente com o Superintendente da Guarda Civil Municipal e Operações de Trânsito estiveram presentes no evento de encerramento da Campanha Maio Amarelo realizado pelo Detran RJ e que aconteceu no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). O encontro teve o tema: “Os impactos Sociais e Econômicos dos acidentes de trânsito na vida das pessoas”.
- Esse evento é muito importante para todos os seguimentos da sociedade, pois o principal objetivo das ações é a preservação da vida e os traumas com lesões. Dentro desse contexto, não poderia faltar o envolvimento dos poderes públicos municipais, estaduais e federais conversando juntos para encontrar alternativas que possam favorecer a todos, a consciência no trânsito é uma delas – comentou Djalma Antônio Nunes, superintendente da Guarda Civil Municipal e Operações de Trânsito, que participou do evento ontem no Rio de Janeiro.
Este ano, a campanha Maio Amarelo completou 10 anos. Surgido no ano de 2014, o movimento é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês é referência mundial para as ações que objetivam reduzir o número de vítimas no trânsito quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito.
O Maio Amarelo teve como objetivo principal chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes. Durante todo o mês, em Angra dos Reis foram realizadas diversas atividades de conscientização, como blitz educativa nas ruas e nas escolas, palestras e simulados de acidentes no trânsito para alertar a população sobre a importância de tomar todos os cuidados para preservar o nosso maior patrimônio, que é a vida.