A Ilha Grande e a Ilha da Gipoia agora contam com um grande reforço para a coleta seletiva: uma embarcação totalmente licenciada que vai recolher os resíduos. A ação terá ainda a colaboração de uma equipe de mobilizadores socioambientais, que vão visitar e orientar os moradores das comunidades. O serviço foi lançado na manhã desta segunda-feira (3) pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Serviço Público, no Cais dos Pescadores.
- Estamos trabalhando desde o ano passado para que este projeto se tornasse realidade. Isto será bom para a Ilha Grande, para a Gipoia e toda a cidade – destacou o subprefeito da Ilha Grande.
De acordo com o secretário executivo de Serviço Público esta é a semente de um trabalho que dará frutos a médio e longo prazo.
- É grande a satisfação de darmos início a um serviço que é esperado há tanto tempo pela população. Nosso objetivo é avançar e oferecer um serviço ainda melhor – frisou o secretário, acompanhado do superintendente das regionais.
O responsável pelo contrato da Vital, empresa que realiza a coleta de lixo no município, destacou a importância do momento.
- É muito bom começar a semana com uma nova oportunidade de oferecer um serviço ainda melhor para a baía da Ilha Grande e todo o município. Angra dos Reis pode contar com o serviço da Vital – afirmou.
Nesta segunda-feira (3), a embarcação inicia o serviço nas seguintes localidades da Ilha Grande: Farol do Castelhano, Pouso, Palmas, Praia de Fora, Saco do Céu, Japariz e Freguesia de Santana, onde as visitas acontecerão quinzenalmente, neste mesmo dia da semana.
Nas terças-feiras, também de 15 em 15 dias, o barco estará nas comunidades do Aventureiro, Provetá, Vermelha, Grande Araçatiba e Longa (Ilha Grande). Semanalmente, nas quartas e quintas, a embarcação estará na Vila do Abraão. Quinzenalmente, nas sextas-feiras, será a vez das seguintes praias da Ilha da Gipoia receberem a visita do barco da coleta seletiva: Flechas, Fazenda, Tenório, Mandala, demais piers e pontes. Fechando a agenda, quinzenalmente aos sábados, a embarcação estará nas praias de Bananal, Matariz, Passa Terra, Maguariqueçaba, Tapera e Ponta Grossa, na Ilha Grande.
Atualmente, segundo o Serviço Público, há mobilizadores de coleta seletiva fixos na Vila do Abraão, no Provetá e em Araçatiba, fazendo um trabalho de conscientização dos moradores. Nas demais localidades, será feita uma ação itinerante pelo grupo que, na última semana, recebeu formação.
Coleta seletiva no Continente
Já no continente, há quatro Pontos Fixos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis: no Cais dos Pescadores; no Balneário (Praça da Bíblia), em Jacuecanga (Subprefeitura) e no Parque Mambucaba (Regional Administrativa). Estes pontos ficam abertos ao público de segunda a quinta, de 7h às 17h, e nas sextas-feiras de 7h às 16h. Há ainda serviço de coleta seletiva itinerante nos bairros, feito com o auxílio de um caminhão.
São recolhidos materiais recicláveis, com exceção de lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, por não haver um local apropriado para armazenamento. Os resíduos são encaminhados para uma empresa especializada em reciclagem, no Bracuí.
- Os moradores, que possuem grande quantidade de materiais recicláveis e não contam com condução para entrega, podem solicitar a presença do caminhão, através do telefone (24) 3377-4229 ou do email coletaseletiva@angra.rj.gov.br – explicou o secretário executivo de Serviço Público.
Pontos de coleta seletiva itinerante nos bairros:
Segunda-feira
Manhã – Nova Angra
Tarde – São Bento
Terça-feira
Manhã – Entrada da Ribeira
Tarde- Marinas
Quarta-feira
Manhã – Monsuaba
Tarde – não tem
Quinta-feira
Manhã- Frade
Tarde – Encruzo da Enseada
Sexta-feira
Manhã – Bonfim
Manhã e tarde - em repartições públicas