Defesa Civil de Angra em alerta

Forte chuva causou alguns transtornos no município, mas não há feridos

Terça-Feira, 05/02/2019 | Secretaria Executiva de Serviço Público .

A Prefeitura de Angra, através Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, continua nas ruas avaliando os transtornos causados pela forte chuva que atingiu a cidade, ontem (4) no final da tarde. Vários bairros ficaram alagados, mas não há notícias de feridos.
Em 24 horas, Angra dos Reis acumulou 200mm de chuva, quando o limite tolerado é de 100mm. A localidade onde a chuva caiu com maior intensidade foi Praia Brava (259mm) e em seguida o Parque Mambucaba ( 200mm). No Balneário, choveu 167mm .
O sistema de alerta e alarme, resgatado pela Prefeitura de Angra, entrou em funcionamento por volta das 17h. No total, 11 sirenes espalhadas pelo município dispararam, orientando que os moradores de áreas de risco que deixassem suas residências. Trinta e seis bairros receberam o alerta de evacuação. Apesar de a chuva ter diminuído, esse alerta permanece até agora devido ao solo estar encharcado.
Para receber possíveis desabrigados, 21 pontos de apoio foram abertos ontem e continuam funcionando hoje, embora não estejam sendo utilizados por ninguém. No Parque Mambucaba, quatro famílias ficaram desabrigadas, mas foram realocadas para a casa de parentes.
Agentes da Defesa Civil, num trabalho conjunto com a Secretaria Executiva de Serviço Público, estão nas ruas realizando vistorias. Vinte já foram realizadas, sendo que três residências foram interditadas, duas na Sapinhatuba 2 e uma no Parque Mambucaba.
Houve ainda queda de árvores em vários pontos do município. Atualmente, o ponto mais preocupante é a Estrada do Contorno, que está interditada na altura do Hotel Vila Galé. A equipe da Defesa Civil aguarda a chegada de funcionários da Enel para proceder a retirada da árvore.
No Parque Mambucaba, a Rua da Cachoeira, esquina com a Antônio Português, foi interditada devido a erosão do solo.
Além das sirenes, a Defesa Civil de Angra também disparou SMSs com informações aos moradores. O primeiro aviso metereológico foi às 15h. Às 15h50 os moradores receberam informações sobre a possibilidade de chuva, que teve início no Parque Mambucaba, às 16h, e às 17h foi emitido o primeiro aviso de evacuação (Frade).
De acordo com a Defesa Civil, a previsão do tempo para hoje é de céu encoberto com possibilidade chuva em qualquer hora do dia. Às 15h30, haverá maré alta, que só vai baixar às 21h56.
Moradores que residem em áreas de encosta ou alagamento devem ficar atentos aos SMSs de alerta disparados pela Defesa Civil. Ao receber a mensagem deve-se procurar um ponto de apoio. Para receber os alertas, mande um SMS para o número 40199 e informe na mensagem de texto o CEP de sua residência. Qualquer problema ligue para 199 ou 24 33654588.


Bairros com aviso de evacuação (moradores de áreas de risco):
Areal
Banqueta
Ariró
Bracuí
Gamboa do Bracuí
Ilha do Jorge
Santa Rita do Bracuí
Sertão do Bracuí
Enseada
Ponta do Sapê
Retiro
Frade
Sertão do Frade
Grataú
Piraquara
Itanema
Sertão de Itanema
Marinas
Praia do Jardim
Sapinhatubas 1, 2 e 3
Gamboa do Belém
Belém
Morro da Boa Vista
Parque Mambucaba
Balneário
Morro da Cruz
Morro da Glória 1 e 2
Morro do Peres
Morro do Tatu
Parque das Palmeiras
Vila Histórica de Mambucaba
Serra D‘Água
Zungu