A ação conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Social e Proteção da Cidadania e a Secretaria de Assistência Social beneficiou pelo menos 220 pessoas, que buscaram atendimentos, para emissão de segunda via da Carteira de Identidade Civil, além de informações sobre programas sociais como Supera Rio e CadÚnico, na manhã desta sexta-feira, 25, no bairro Belém.
Além de famílias que, eventualmente, perderam documentos durante as chuvas do último final de semana, quando o volume acumulado chegou a 300 mm, as equipes atenderam ainda moradores de diversas localidades do entorno.
O agendamento gratuito para a emissão de segunda via da Carteira de Identidade, realizado com o apoio do Detran-RJ, foi o serviço que atraiu mais atenções da comunidade.
Até o início da tarde, as equipes do órgão estadual haviam atendido 127 pessoas, que receberam gratuitamente senhas para agendamento na sede do Posto do Detran Centro, onde será emitido o documento, sem custos, para o morador. Caso fossem pagar pela emissão deste documento, a taxa cobrada pela segunda via da Identidade é de R$ 46,15.
- Quando soube que podia marcar minha identidade de graça aqui, sai de casa correndo, porque além de economizar o atendimento está sendo rápido – disse o morador Valdeir Gonçalves, de 51, que perdeu o documento há mais de um ano.
Outros serviços procurados pelos moradores foram informações sobre inserção e regularização nos programas do governo federal, CadÚnico e do governo estadual Supera Rio, realizados pelas equipes do CRAS Movel.
Pelo menos 60 pessoas pediram informações sobre a liberação de cadastro no Supera Rio, cujo programa prevê um auxílio emergencial criado pelo Governo Estadual do Rio de Janeiro para os cidadãos que precisam de algum tipo de suporte financeiro devido a pandemia de Covid-19.
Cerca de 70 pessoas estiveram no local em busca de critérios e informações sobre atualização no Cadastro Único (CadÚnico). Este programa é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.
Operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita, uma vez inserido no Cadastro Único, o cidadão pode participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter o cadastro atualizado.
- O objetivo do nosso governo é estar presente na vida dessas pessoas que tanto precisam da nossa ajuda. Com ações como essa de hoje no Parque Belém podemos garantir políticas públicas de qualidade e de direitos para essas famílias, sobretudo nesse momento difícil – disse o secretário de Desenvolvimento Social.
O secretário executivo de Assistência Social reforçou que as ações sociais seguem na rede de proteção social.
- Nossos equipamentos de proteção social básica CRAS e proteção social especial CREAS, continuam focados no atendimento diário a toda a população angrense, principalmente aos mais necessitados – concluiu.
Ação conjunta leva programas sociais para o Belém
Busca pela segunda via de documentos é o serviço mais procurado