Museu de Arte Sacra e suas atividades

Novo episódio do Movimento Arte na Rede aborda também a relação entre a Igreja da Lapa e a comunidade

Segunda-Feira, 18/01/2021 | Secretaria de Articulação Governamental .

A Superintendência de Comunicação da Prefeitura de Angra disponibiliza em suas mídias digitais, nesta segunda-feira (18), mais um vídeo do projeto Movimento Arte na Rede (MAR). É o quarto episódio de um pequeno documentário sobre o Museu de Arte Sacra e suas obras. O espaço fica localizado no Centro de Angra, na Igreja da Lapa e da Boa Morte, e é uma importante referência cultural e turística do município.

O novo vídeo foca em aspectos sociais do museu e da igreja, sua relação com a comunidade, as cerimônias e festas, além de falar um pouco mais sobre restauração, dando continuidade ao que foi abordado em episódios anteriores, principalmente no terceiro.

Quem já teve curiosidade para saber quem toca o sino da igreja? O vídeo começa com o tradicional badalar dos dois sinos que há anos ressoam por algumas das principais ruas do Centro de Angra. O responsável pelo som presente no cotidiano das pessoas e que faz com que elas se lembrem do horário é o sineiro Edmilson Santana.

Nossa Senhora da Lapa é celebrada no dia 17 de agosto. A coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da prefeitura, Luciana Praça, conta-nos sobre as festividades que marcam sua celebração, que terminam com a grande procissão em homenagem à padroeira. O vídeo traz um pouco da banda Jardim Sarmento animando a alvorada na festa de Nossa Senhora da Lapa.

– Nós buscamos fazer eventos que envolvam toda a comunidade e, quanto ao museu, o anunciamos tanto com o objetivo de atrair turistas do Brasil, quanto do exterior. Essa troca é importante para nós, para que o museu e a igreja sejam instituições democráticas – explicou a coordenadora.

A representante do museu também falou sobre a participação do espaço cultural na Semana dos Museus: “Tem repercussão nacional, porque saímos nos catálogos do Instituto Brasileiro de Museus [Ibram], e temos a oportunidade de trazer diversos públicos para cá, com atividades variadas, como pintura, palestra, visita guiada e música”.

O restaurador Gilson Andrade, fala de sua relação com o trabalho de restauro e conservação e com Angra dos Reis. Ele destaca que “Angra não é só mar. Muita gente vem à cidade e quer saber um pouco sobre sua história”. O profissional nos conta que sempre que pode para um pouco seu trabalho com as obras e colabora com os guias para informar os visitantes e apreciadores. “E a gente vê como as pessoas se interessam”, disse ele.

O Museu de Arte Sacra funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. O Movimento Arte na Rede (MAR) é uma forma de levar a história e a cultura do município até as pessoas através das redes sociais. Os vídeos produzidos são documentários de curta duração que abordam aspectos específicos da história cultural angrense. Além de ser um produto cultural, a iniciativa atende a uma demanda de atividades escolares, pois, antes da pandemia, os professores levavam seus alunos para os locais culturais da cidade.

Link para o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=55AL6XtTM9o&feature=youtu.be