Linha Verde leva a identificação de área desmatada

A ação aconteceu nesta sexta-feira, na Serra D’Água

Sexta-Feira, 05/02/2021 | Secretaria de Articulação Governamental .

Policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) Juatinga deflagraram, nesta sexta-feira (5), um desmatamento no interior de uma área de preservação permanente. A ação foi possível graças a uma denúncia feita ao Disque Denuncia Angra, serviço conveniado à prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública.

A denúncia informava que na Serra D´Água, próximo a uma antiga fábrica de gelo, ocorria um desmatamento, com auxílio de máquinas retroescavadeiras. Quando os agentes da 4ª UPAm chegaram à rua Projetada, constataram a existência de uma área com 1.500m², com corte de 10 árvores de médio porte e abertura de uma estrada de 10m de comprimento por 3 de largura, às margens do rio Jurumirim - caracterizando área de preservação.

Os policiais realizaram buscas no entorno a fim de identificar o responsável pelo ilícito ambiental, mas ninguém foi encontrado. Ainda segundo os agentes, nenhuma placa indicativa de licenciamento foi localizada e, com base no artigo 39 da lei de crimes ambientais, procederam à 166ª DP para o registro da ocorrência.

Desde o primeiro dia do ano, o Linha Verde já recebeu 43 denúncias sobre crimes ambientais em Angra dos Reis. Para denunciar, a população pode ligar para o número 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda utilizar o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ” enviando fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.