Angrenses acompanham chegada do Menino Imperador

Chegada de Pedro Henrique Reis do Nascimento, de 11 anos, foi celebrada por um grande cortejo do Cais de Santa Luzia até o convento do Carmo

Sexta-Feira, 26/05/2023 | Secretaria de Articulação Governamental .

A sexta-feira (26) da Festa do Divino Espírito Santo em Angra iniciou com uma manhã muito especial: o Menino Imperador de 2023, Pedro Henrique Reis do Nascimento, recebeu as boas-vindas de centenas de fiéis da cidade. As festividades começaram com a alvorada festiva, às 6h, passando pelo café da manhã comunitário, às 7h, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Fortaleza, onde mora o menino, e encerrando-se no tradicional percurso pelo Centro da cidade, após a chegada do Menino, de saveiro, no Cais de Santa Luzia, às 11h. Ao fim, houve o tradicional almoço comunitário no convento do Carmo, ao meio-dia.

– Organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, em parceria com a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a Festa do Divino Espírito Santo possui na chegada do Menino Imperador um de seus momentos mais importantes e emocionantes. É uma festa tradicional com cunho religioso e cultural que temos um carinho em realizar. É um pedido do secretário de Governo, Cláudio Ferreti, que a festa se torne a cada ano cada vez mais bonita. Precisamos sempre nos superar, e isso é maravilhoso – comentou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

Os festejos desta sexta-feira começaram bem cedo, durante o farto café da manhã na enfeitada rua do Morro da Fortaleza, que contou com a presença de fiéis de diversas paróquias do município, entre adultos, crianças e participantes já fantasiados para o cortejo que aconteceria mais tarde. O Frei João Paulo Pereira Moraes realizou uma oração em grupo antes do início da comunhão celebrada durante o café comunitário.

– É com muita alegria que venho anunciar a grande Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis. Como de costume, sempre participamos do café da manhã no bairro onde reside o Menino Imperador. Está sendo um momento de muita alegria e muita festa, próprio da ação do Espírito Santo de Deus entre nós. Estamos agradecendo a Deus por tantas coisas que ele vem fazendo em nossas vidas. Essa alegre confraternização impulsiona nosso coração para a vivência de nossa fé. Que Deus abençoe nossa cidade. Amém – ressaltou o Frei João Paulo Pereira Moraes, de 35 anos.

O séquito, em sua grande maioria uniformizado com a linda camisa vermelha do evento, acompanhou todo o trajeto do cortejo, que começou no Cais de Santa Luzia, passou pela 166ª DP na Avenida Júlio Maria, onde aconteceu a tradicional soltura do preso – encenada este ano pelo ator Lorran dos Reis – percorreu a Rua do Comércio, até a sede da Prefeitura, e voltou pela Rua da Conceição até o convento do Carmo.

– Estamos resgatando desde 1970 a cultura e a tradição de nossa cidade, como é o caso da Festa do Divino Espírito Santo. O governo está oferecendo cada vez mais recursos e condições para que, a cada ano, a festa se torne ainda melhor. Uma festa para todos os moradores de Angra. Uma história que precisa ser preservada – enfatizou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, presente durante todo o evento.

Também acompanharam o cortejo os integrantes das cinco danças folclóricas da Festa do Divino: os Coquinhos, as Jardineiras, os Lanceiros, os Velhos e os Marujos; os divertidos bumba meu boi e bate-bola; o tradicional grupo musical da Folia do Divino – transportando lindas bandeiras do Divino Espírito Santo com o símbolo da pomba branca da paz – e a Fanfarra Jardim Sarmento, com músicos tocando trompetes, saxofones, trompa, clarinete, flautim, caixa e surdo.

– Uma manhã abençoada, com a ação do Divino Espírito Santo de Deus. Uma manhã para propagarmos a sabedoria, o perdão, a fortaleza e o conselho ao próximo. Estou muito alegre em estar participando como festeira este ano. É uma festa muito esperada, principalmente por nós, que temos muita fé no Espírito Santo – relatou a aposentada Fátima da Conceição Fonseca, 63 anos, moradora do Centro, festeira do evento este ano.

CELEBRAÇÕES AINDA NESTA SEXTA

As celebrações da Festa do Divino Espírito Santo continuam na noite desta sexta-feira às 18h, com o cortejo das bandeiras das festividades, que sairão da casa dos festeiros e irão até a casa do devoto, para encontrarem com a folia. Depois, partirão para a igreja Matriz, onde acontecerá a Santa Missa e a Coroação do Menino Imperador.

– Está uma maravilha a Festa do Divino Espírito Santo de Angra dos Reis, em 2023. É uma tradição presente na cidade desde o século XVIII. A chegada do Menino Imperador é um marco muito valioso para o município. Estamos valorizando a cultura, a memória e a nossa história – comemorou Alonso de Oliveira, gerente de eventos culturais da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

Às 20h, no palco montado no Cais de Santa Luzia, acontecerão as apresentações das danças folclóricas tradicionais, e logo após, os shows com Kalebe e Leinany e Kayu.

Para finalizar a noite em grande estilo, a Festa do Divino Espírito Santo de Angra dos Reis terá como grande atração a eterna rainha do sertanejo, Roberta Miranda.

– Foi muito divertida a caminhada pelas ruas de Angra com o Menino Imperador, a quem entreguei a chave da cidade por um dia. O almoço no Convento estava maravilhoso. Venham curtir a linda Festa do Divino Espírito Santo. Hoje, quem manda na cidade é o Imperador Pedro Henrique – brincou o prefeito Fernando Jordão, presente durante todo o cortejo