Parque Tecnológico abre chamamento para patrocínio

Empresas terão divulgação em ações de marketing e comunicação do novo empreendimento do município

Quarta-Feira, 03/04/2024 | Secretaria de Articulação Governamental .

A Prefeitura de Angra abriu nesta quarta-feira, dia 3, chamamento público para patrocínio do Parque Tecnológico do Mar, inaugurado no mês passado em Jacuecanga. Empresas interessadas em participar têm do dia 3 ao dia 12 de abril para se inscreverem no processo, na sede da Secretaria Executiva de Gestão de Suprimentos, localizada na Rua Arcebispo Santos, nº 337, Centro de Angra dos Reis.


No Parque Tecnológico do Mar, a empresa patrocinadora terá a oportunidade de fortalecer sua marca, ampliar sua visibilidade e se envolver diretamente em um ambiente voltado para a excelência tecnológica e o desenvolvimento sustentável.


O patrocínio pode ser realizado por empresas com vocação para inovação; telecomunicações; tecnologia; ou das áreas afins ao ecossistema local, como petróleo e gás, náutica e naval, energias, turismo, saúde e sustentabilidade. O edital e anexos podem ser encontrados no site da Prefeitura (angra.rj.gov.br), no endereço abaixo:


https://angra.rj.gov.br/procedimento.asp?indexsigla=transp&vIDPro=9801&o=20&s=4&p=&a=2024


De acordo com a Secretaria de Planejamento e Parcerias do município, setor responsável por gerir o processo, haverá três editais de chamamento público: dois deles são de patrocínio e um outro para a instalação de empresas e startups que irão funcionar no prédio do Polo Tecnológico. O chamamento atual é o primeiro dos dois de patrocínio e é voltado para captação de empresas dispostas a explorar publicidade no prédio. Em contrapartida, essas empresas ficarão responsáveis pela instalação de equipamentos e serviços no local, como internet e câmeras de monitoramento (os detalhes completos sobre os equipamentos constam no edital). O patrocínio será feito pelo período de 3 anos.


– Os chamamentos públicos de patrocínio trazem economicidade para os custos operacionais do Parque Tecnológico do Mar. Dessa forma o município não precisará pagar internet, câmeras de monitoramento e parte da energia utilizada, já que o segundo chamamento público de patrocínio será voltado a empresa que disponibilize sistema de energia fotovoltaica – explica André Pimenta, secretário municipal de Planejamento e Parcerias.


Além da economicidade, outro objetivo do chamamento é viabilizar a oferta de produtos e serviços dentro das atividades administrativas no novo empreendimento público municipal de Angra, fomentando um ecossistema de inovação moderno. A empresa patrocinadora poderá se beneficiar das oportunidades de networking e colaboração com outras empresas, universidades e instituições governamentais. O nome da empresa poderá ser divulgado em ações de marketing e comunicação do Parque Tecnológico do Mar, o que inclui benefícios como visibilidade e reconhecimento na comunidade empresarial local, com acesso a eventos e programas de capacitação. Adesivagem de parede, banner, painéis digitais e vídeos institucionais são alguns exemplos de material publicitário que serão utilizados.


– Apoiar o Parque Tecnológico significa estar alinhado com a visão de futuro e o desenvolvimento da região, bem como ter acesso a um ecossistema inovador e dinâmico, que pode oferecer vantagens competitivas e oportunidades de investimento – ressalta André Pimenta.


Localizado no Polo Universitário Professor Jair Travassos, em Jacuecanga, o empreendimento é o primeiro desse tipo no Estado do Rio de Janeiro e objetiva diversificar a matriz econômica do município, com investimentos em inovação e tecnologia para impulsionar a abertura de empresas relacionadas à economia do mar.


Para viabilizar o parque, um dos mais modernos e inovadores do país, a Prefeitura de Angra investiu R$ 3,8 milhões. Com 1,1 mil m², o espaço conta com 14 salas para abrigar startups, dois auditórios, sala de leitura e estudos, dois coworkings, sala de robótica, sala de corte a laser, sala de impressão 3D, laboratório de treinamento de T.I, espaço interativo coletivo e sala de reunião.

Para o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, o parque irá trazer inovação, qualificação e mais empregos para a cidade.


– A capacidade de geração de empregos e serviços de Angra dos Reis está muito vinculada à economia do mar, e esse parque vai explorar essa vocação, com iniciativas que fomentam a inovação, tecnologia, empregabilidade e desenvolvimento – destacou Ferreti.


Idealizado no governo Fernando Jordão, em 2019, o Parque Tecnológico do Mar vai ao encontro da vocação econômica natural de Angra dos Reis, que conta com porto, estaleiro, usinas nucleares, terminal petrolífero e uma desenvolvida indústria de pesca e maricultura. A expectativa é que o empreendimento incentive a criação e instalação de empresas voltadas à economia do mar em toda a região da Costa Verde, com foco nos setores de petróleo e gás, náutica e naval, energias e sustentabilidade. Além disso, o curso de robótica viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, que antes era realizado no Centro de Estudos Ambientais (CEA), agora passará a funcionar dentro de uma das salas do novo parque.